Em cumprimento da Legislação Ambiental, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), iniciou nessa quarta-feira, 30, uma operação de interdição nos postos de combustíveis no interior do Estado. Dos 190 postos cadastrados em Sergipe, mais de 30 estão em situação de irregularidade ambiental. Somente hoje a Adema interditou 10 postos de combustíveis.
A ação de interdição nos postos promovida pela Adema iniciou na região Norte do Estado, e abrangeu os municípios de, Malhada dos Bois, Capela, Monte Alegre e Nossa Senhora das Dores, Gararu Aquidabã, Porto da Folha e Itabi. Segundo o diretor técnico da Adema, Jorge Assis Fernandes dos Santos, a obtenção da autorização para o exercício da atividade de posto revendedor, fornecida pela ANP - Agência Nacional de Petróleo está condicionada à regularização do licenciamento ambiental do posto junto ao Órgão Ambiental Estadual ou Municipal.
Ressalta que para esta autorização é necessário que os postos atendam às diversas legislações e especificações técnicas. “Justamente por ausência dessas condições a Adema emitiu o auto de interdição dos postos de combustíveis. Procedimento nos demais municípios ocorrerá ainda nas próximas semanas.
“Trata-se de empreendimentos com Auto de Infração e Autos de Notificação reincidentes. O empreendedor, não tem a preocupação de solucionar o problema, podendo o empreendimento está causando degradação ambiental”, destacou Jorge Assis.
A operação de interdição dos postos de combustíveis contou com o apoio da Polícia Militar, por meio do Pelotão Ambiental.