Um advogado foi detido por desacato contra o delegado André David e policiais, além de resistência à prisão, na tarde dessa terça-feira, 6, na 2ª Delegacia Metropolitana, em Aracaju. O homem já responde processo judicial por ter ofendido o delegado nas redes sociais.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o advogado viu o delegado nas proximidades da delegacia e começou a ofendê-lo verbalmente. Depois, entrou no órgão e também ofendeu outros policiais. Ele recebeu voz de prisão, mas resistiu e foi contido pelos agentes.
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) foram acionados e acompanharam a prisão em flagrante. Segundo a SSP, durante a documentação da prisão, o advogado teria voltado a se exaltar e proferir xingamentos.
Após o registro, o homem pagou fiança e foi liberado. O valor da fiança não foi informado. O caso, que está em sigilo, continuará sendo investigado pela Polícia Civil.
O que diz a OAB
A Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/SE informou que desde que foi informada sobre a situação está prestando suporte ao advogado e solicitou, entre outras coisas, acesso às câmeras de segurança.
Sobre os indícios de que o advogado estaria no exercício da profissão, a OAB disse que vai analisar a eventual ilegalidade da prisão em flagrante, visando a adoção de medidas administrativas e judiciais para a defesa das prerrogativas da advocacia.
Fonte: G1SE