Técnicos do Sebrae conheceram na manhã desta quinta-feira, 12, o portal Agiliza Sergipe, uma ferramenta que integrará todos os órgãos envolvidos nos processos de abertura e fechamento de empresas. A apresentação foi feita pelo presidente da Junta Comercial de Sergipe, George da Trindade Góis.
O portal, que integra a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), permitirá que os empresários acessem o sistema de registro de empresas pela internet e só compareçam à Junta para entregar os documentos.
A comunicação com demais sistemas envolvidos será feita eletronicamente, evitando que os empreendedores percorram diversos órgãos, reduzindo custos com taxas e cópias de documentação e diminuindo o tempo para registro ou fechamento do negócio.
O modelo foi desenvolvido por meio de um convênio entre o Sebrae e a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), que permitiu a sua implantação em oito Estados e no Distrito Federal. A tecnologia e o know-how da Jucemg foram repassados às Juntas estaduais. O Sebrae acompanha o desenvolvimento dos trabalhos e disseminará informações junto aos empresários.
Implantação
Nesta primeira fase já está sendo disponibilizada ao público a consulta de viabilidade do empreendimento, que consiste na análise sobre a possibilidade de a empresa ser instalada em uma determinada região. “Isso já tem proporcionado uma redução no número de formulários a serem preenchidos pelos empresários, reduzindo assim as possibilidades de erro e garantindo mais agilidade nos julgamentos dos processos”, explica George da Trindade Góis.
Até o final de julho, segundo o presidente da Jucese, será implantada a comunicação com o sistema da Prefeitura de Aracaju e até dezembro com as demais prefeituras.
Em 2015 será a vez da integração com os órgãos de licenciamento, como a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Quando todo o sistema estiver em funcionamento o prazo para a abertura de uma empresa de baixo risco, segundo o presidente, será de cinco dias.
“O Agiliza Sergipe trará grandes benefícios para toda a sociedade. Estamos buscando qualificar nossos técnicos para que eles possam repassar essas informações aos empresários e, dessa forma, otimizar o tempo de todos os envolvidos nesse processo”, destaca o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos.