A Feira da Agricultura Familiar de Cristinápolis, realizada uma vez por mês no município, reúne produtores do setor, que encontraram nesse evento mais uma opção de comercialização de seus produtos. Ela é fruto de parceria entre Prefeitura e a Cooperativa de agricultores da região e conta com apoio do Sebrae e da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).
O espaço envolve cerca de 60 produtores, que chegam a obter até R$ 200 reais em apenas quatro horas de venda dos produtos. Valdemir de Oliveira, do Povoado Lagoa Seca, comercializa coco, laranja, banana e quiabo. Para ele o resultado da feira tem sido animador.
“Daqui sempre saio com um dinheiro extra para comprar alimentos ou equipamentos para manter a produção e ainda me divirto com as apresentações”. Essas festividades a que o produtor faz referência são organizadas pela Secretaria de Cultura do município, que realiza atividades com grupos folclóricos, trios pé-de-serra e cantores locais para a divulgação de talentos da região.
Nas 60 barracas, macaxeira, batata doce, coco, banana, abacaxi, laranja, mamão, melancia, quiabo, hortaliças e até plantas ornamentais são comercializados. Há também a produção de derivados da mandioca como bolos e biscoitos, tapiocas e beijus. Todos os produtores estão ligados à Cooperativa de Produção e Prestação de Serviços e Comercialização dos Produtores Familiares de Cristinápolis e Região (Coopeafac).
“Trabalhamos em conjunto com a Prefeitura e a Conab na distribuição de sementes e orientações para o cultivo de forma orgânica. Com a feira os produtores conquistaram novos consumidores para esses produtos”, explica Rafael Silva, tesoureiro da Cooperativa.
A realização da Feira é uma das ações do Projeto ‘Plantando sementes para construir a cidadania’, que rendeu ao prefeito Raimundo da Silva Leal o prêmio ‘Prefeito Empreendedor’, realizado pelo Sebrae.
A instituição também se faz presente no município por meio do Ponto do Empreendedor, onde são realizadas capacitações e treinamentos para os produtores. Durante a feira do mês de agosto o destaque ficou por conta os bolos de festa, produzidos durante uma dessas capacitações.