Nascer e crescer juntas não foi o suficiente para Sarah e Sendy Bispo de Lima, de 17 anos. As gêmeas são alunas do Colégio Estadual João Batista Nascimento, em Nossa Senhora do Socorro, e ambas tiraram 920 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. Agora, as irmãs têm um único objetivo: ingressar na universidade federal.
Sarah Bispo de Lima contou que mesmo sempre estudando juntas e ajudando uma a outra em assuntos que não dominavam tão bem, elas nunca imaginaram que poderiam tirar a mesma nota na redação. “Sendy deu um grito tão alto que todo mundo se assustou. Já imaginávamos que iríamos tirar uma nota assim, mas nunca que elas seriam iguais”, relata uma das gêmeas.
As alunas, que sempre estudaram juntas, intercalavam seu tempo entre trabalho, ensino médio e Pré-Universitário. Com a rotina corrida, elas sempre contavam com o apoio da mãe, Sirlane Soares, que sempre as incentivou a estudar. “Ela sempre dizia que queria um futuro bom para a gente e que podíamos conseguir isso através dos estudos”, conta Sarah.
Sirlane relatou que as filhas sempre foram esforçadas com os estudos e ela, como mãe, sempre incentivou. Com o resultado das meninas, a mãe exterioriza toda a sua felicidade. “Elas entraram na escolinha aos três anos e já estavam praticamente alfabetizadas. O mérito é todo delas. Conhecendo as minhas filhas, eu não esperava menos que isso delas”, orgulha-se.
Sendy gosta de humanas e linguagens e deseja cursar Fonoaudiologia, já Sarah gosta de exatas e natureza e quer fazer Ciências Contábeis. Juntas, elas dividiam e aperfeiçoavam a sua paixão pela redação durante o período preparatório para o Enem. “Tirávamos um tempo para fazer as redações e depois líamos a redação uma da outra antes de passar para os professores corrigirem”, relata Sendy.
Juntas elas participavam do Pré-Universitário no mesmo Colégio que estudava durante à tarde, o Colégio Estadual João Batista Nascimento, localizado em Nossa Senhora do Socorro, e foi a professora de Português e Redação do ensino médio, Fabiana Sabino, que contribuiu de uma forma maior para o desempenho e resultado das meninas na redação.
Fabiana conta que Sandy e Sarah sempre foram alunas diferenciadas nas aulas, já que sempre buscavam debater, questionar e participar de debates que eram discutidos em sala. A professora desenvolvia com os alunos os conceitos da redação, desde as competências até a sua estrutura e corrigia periodicamente as redações dos alunos, “Sendy e Sarah são protagonistas da sua própria história, pois mostraram que é possível vencer obstáculos e quebrar paradigmas acerca da escola pública”, considera a professora.
A mestre ainda contou que se sente muito honrada em ter feito parte da história das meninas, e principalmente em saber que o ensinamento oferecido servirá como trilha segura para um futuro próspero. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, disse, parafraseando a escritora e poetisa Cora Coralina.
Fonte: Seduc