Aposentados cobram sensibilidade aos vereadores
20/06/2014 -
Representantes dos aposentados e pensionistas em Sergipe lamentaram a rejeição da emenda apresentada pelo vereador Emmanuel Nascimento (PT), à Lei de Diretrizes Orçamentárias na Câmara Municipal. O objetivo da emenda era garantir a gratuidade do transporte público de Aracaju a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
“Na Câmara Municipal de Aracaju, existe um projeto, o 01/2009 de autoria do então vereador Elber Batalha Filho (PSB) objetivando a extensão dessa gratuidade, já prevista no Estatuto do Idoso, mas está engavetado. E agora vem a rejeição a essa emenda do vereador Emmanuel Nascimento. É necessário que haja mais sensibilidade dos parlamentares daquela Câmara no sentido estender o benefício para os idosos no transporte coletivo urbano”, destaca o coordenador geral do Sindicato Nacional de Aposentados e Pensionistas da Força Sindical em Sergipe, José Salomé.
Segundo ele, a gratuidade do transporte público a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, fica a critério dos Legislativos. “E isso não traz a perda de receitas, porque nos municípios em que o benefício já vigora, notou-se a movimentação da economia, pois o que os idosos deixam de gastar pagando passagens nos coletivos, investem em outros setores”, enfatiza.
Votaram a favor da emenda apresentada por Emmanuel Nascimento, apenas os vereadores Manoel Marcos (DEM), Iran Barbosa (PT), Lucas Aribé (PSB), Lucimara Passos (PCdoB) e Pastor Roberto Morais (SDD). “Acredito que Aracaju perdeu muito com isso, visto que esta emenda tinha como objetivo ratificar a lei federal 10.741, do Estatuto do idoso”, lamenta Emmanuel.
Outras Notícias