A ‘Importância da Arborização Urbana’ foi o assunto central durante o segundo dia da realização do ‘Simpósio sobre Cidades Sustentáveis em Sergipe’. O debate aconteceu dentro da estrutura do Grande Circo Ecológico, situado na Orla da Atalaia, ao lado do Oceanário, contando assim com a participação da população aracajuana.
No simpósio a pesquisadora da Embrapa, Maria Salete Rangel, apontou que com o processo de especulação imobiliária e o desenvolvimento urbano, hoje em dia, os espaços destinados às áreas verdes estão, cada vez mais, diminuindo. “Encontramos também uma grande dificuldade em termos de plantar árvores em ruas, avenidas, principalmente nas calçadas”, disse.
Sobre a importância da arborização, a pesquisadora afirmou que essa temática é bastante essencial para a qualidade de vida dos habitantes das cidades urbanas. “Uma cidade arborizada além de melhorar a qualidade de vida da população, pode proporcionar inúmeros benefícios como proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, atração e ambientação de pássaros. Serve ainda, para absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população e valorização da propriedade pela beleza cênica”, comentou.
Momento de descontração
Após o encerramento do simpósio, houve um momento de descontração a partir da apresentação musical do cantor Sena e sua banda. Quem estava perto do Grande Circo Ecológico pode conferir e se divertir com o melhor da música popular brasileira, como também se emocionar com algumas canções ecológicas a exemplo de ‘O canto dos pássaros’ e ‘Diferente Luar’.
O Grande Circo Ecológico da Semana do Meio Ambiente prossegue com ampla programação na Orla de Atalaia no período de 2 a 6 de junho, das 9 ás 21hs.
Arborização urbana é tema de simpósio promovido pelo Governo do Estado
04/06/2014 -
Outras Notícias