Em uma partida tensa, sonolenta em vários momentos e marcada por grandes sustos, o Brasil bateu a Croácia por 3 a 1 em sua estreia na Copa do Mundo. Neymar marcou por duas vezes, Oscar outra e Marcelo, contra, foi o autor do desconto croata. A próxima partida seleção brasileira será no próximo dia 17, em Fortaleza, diante do México.
Primeiro tempo
A massiva participação da torcida já poderia ser sentida muito antes do jogo começar. Mas foi no hino do Brasil que a massa canarinho deixou claro seu apoio. Assim como na Copa das Confederações, ninguem obedeceu ao fim brusco da gravação. A capela e com os jogadores, todos prosseguiram num uníssono ao mesmo tempo emocionante e aterrorizante.
Quando a bola rolou, porém, os lances não favoreceram muito ao Brasil. Aos sete minutos, Perisic cruzou e Olic cabeceou com perigo contra o gol canarinho. A insistência pelas laterais daria certo aos 10 minutos, mas pela esquerda. Olic disparou e tocou rasteiro para a área. A bola encontrou Jelavic, que pegou mal na bola, mas o suficiente para Marcelo desviar e empurrar contra o próprio patrimônio: Croácia 1 a 0. Apesar do péssimo início, a torcida não baixou a bola – algo raro tratando-se de torcida paulista pela seleção.
O Brasil não demoraria par responder à altura, mas nesse meio tempo, deu vários sustos à defesa croata. Aos 14, Oscar, mais vivo no jogo, cruzou da direita. Neymar se esforçou, mas, atrasado, não conseguiu alcançar a Brazuca. Aos 21 minutos, um dos lances mais claros da primeira etapa: Neymar faz grande jogada pela esquerda, tenta salvar a bola – que saiu pela linha de fundo, mas o bandeira não viu – e tocou pra trás. Paulinho aproveitou e mandou pro gol, com desvio da zaga.
O empate só viria mesmo aos 28 minutos. Oscar serviu Neymar na intermediária. O meia-atacante se livrou da marcação, levou a bola para a entrada da grande área e deu um toquinho rasteiro. A gorducha rasgou toda a defesa croata até beijar a trave e morrer serena no fundo do gol de Pletikosa: Brasil 1 a 1. No estádio, o grito de gol ecoou por longuíssimos dois minutos.
Segundo tempo
Na segunda etapa, as duas equipes voltaram sonolentas. O Brasil não jogava como quem buscava a vitória. O lance de maior perigo só se deu aos 21, em cobrança de falta de Daniel Alves. Até que, aos 24, Lovren se enrosca com Fred na área e o juiz dá pênalti em falta que, na realidade, não existiu. Neymar cobrou nas mãos do goleiro, mas a força da bola venceu a espalmada: Brasil 2 a 1.
Depois do gol do Brasil, a Croácia cresceu no jogo e buscou pressionar até os últimos minutos. Aos 37, o time visitante chegou a balancar as redes, mas o juiz já havia paralisado o lance pro falta em Júlio César. Quando todos já haviam se conformado com o placar – e Neymar saído de campo, muito aplaudido -, Oscar disparou pelo setor esquerdo, se livrou da marcação e tocou de bico antes do goleiro pensar em cair: Brasil 3 a 1.
FICHA TÉCNICA
BRASIL
Julio César, Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Hulk (Bernard), Paulinho (Hernanes), Neymar (Ramires)
CROÁCIA
Pletikosa, Vrskjo, Perisic, Corluka, Lovren, Rakitic, Jelavic (Rebic), Modric, Srna, Olic, Kovacic (Brozovic)
Cartões Amarelos: Neymar, Corluka, Lovren, Luiz Gustavo
Brasil bate Croácia por 3 a 1 na estreia da Copa
12/06/2014 -
Outras Notícias