Case tem horário diferenciado em dias de jogos do Brasil
ASN
12/06/2014 -

O Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), terá horário de atendimento diferenciado nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2014, que serão realizados, na primeira fase, nos dias 12, 17 e 23 de junho. A unidade abrirá às 7 horas e fechará às 12 horas e as senhas para atendimento serão distribuídas até às 10horas.

De acordo com a coordenadora do Case, Jane Curbani, o horário diferenciado de funcionamento é em função do ponto facultativo após as 12 horas nos dias de jogos da Seleção Brasileira. "Esse horário diferenciado não trará prejuízos para os usuários, uma vez que o atendimento do Case flui normalmente com a finalização do cadastro dos pacientes no sistema Hórus Especializado, do Ministério da Saúde", garante.

O serviço é responsável por dispensar os medicamentos da portaria 1554/2013 do Ministério da Saúde, inclusive Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), para os mais de 23 mil usuários cadastrados.

“Além dos medicamentos previstos na portaria ministerial, dispensamos medicamentos por ordem judicial que não fazem parte dessa portaria e não estão previstos no dimensionamento do serviço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde”, disse João Lima Junior, diretor de Atenção Integral à Saúde da SES.

Com foco na melhoria do atendimento aos usuários, já funciona no Case o sistema de senha setorizada. Ao chegar ao Case, o usuário recebe a senha para o tipo de serviço que precisará, a exemplo da dispensação de medicamentos, renovação do cadastro e perícia médica. Além disso, há os guichês específicos para os tipos de serviço.

“Junto com essa setorização, há as senhas prioritárias de acordo com a legislação que não permite que permaneçam na espera as pessoas que possuem algum tipo de doença crônica, como os diabéticos e renais crônicos que vão até a unidade buscar seus medicamentos”, informou a coordenadora Jane Curbani.

Os pacientes que moram no interior e têm dificuldade de locomoção podem contar com o serviço de atenção ao preposto, que é a pessoa indicada pela Secretaria Municipal de Saúde para retirar o medicamento de um ou de um grupo de usuários. Atualmente são 36 municípios cadastrados para retirar medicamentos e 47 para receber as OPMs.

Investimentos

O Governo do Estado promove constantes melhorias no Case. A unidade recebeu, em 2013, uma nova sede mais ampla que possibilitou a otimização dos processos de trabalho dos profissionais e proporcionou mais conforto para os usuários.

O novo prédio também está melhor localizado para facilitar o acesso e com amplo estacionamento. A unidade está instalada no Complexo de Saúde, no Centro Administrativo, e está próximo ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), Rodoviária Nova e Fórum Gumersindo Bessa, no bairro Capucho.
 
O prédio ainda recebeu um novo sistema de climatização com quatro aparelhos de ar condicionado e cortinas de vento para proporcionar mais conforto aos trabalhadores e usuários.