Casos de leptospirose caem cerca de 200% em Aracaju
A Saúde de Aracaju realiza visitas nos lugares mais propícios à proliferação da doença./ Foto ilustrativa
A Saúde de Aracaju realiza visitas nos lugares mais propícios à proliferação da doença./ Foto ilustrativa
Sinan/MS/SMS
09/07/2014 -

Este ano, foram confirmados cinco casos de leptospirose na capital sergipana, sendo um óbito, além de um que está em processo de investigação. O número de casos, que em 2007 foi 29 e sete óbitos, caiu cerca de 200% em comparação ao ano passado, quando ocorreram 10 casos e dois óbitos. Apesar disso, visando alertar a população para evitar novos casos da doença, a Saúde de Aracaju, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa que a atenção deve ser redobrada, principalmente no período chuvoso.  "Apesar da redução, é preciso que o trabalho e a atenção sejam continuados, tanto por parte do poder público, quanto da população", enfatiza a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard.

De acordo com Tereza Cristina, neste período chuvoso os números de casos de leptospirose são mais propícios, pois aumenta os alagamentos e enchentes, bem como a contaminação da água, pela urina do roedor infectado. "A população deve evitar contato direto com águas poluídas e lugares alagados, além de evitar andar descalço. É importante também não acumular lixo e manter terrenos baldios limpos, como medidas preventivas e de controle", alerta.

A Saúde de Aracaju realiza visitas nos lugares mais propícios à proliferação da doença. "Nós realizamos visitas domiciliares com ações preventivas e orientações a população. E assim que é detectado casos da doença na área, é realizado o processo de desratização no local, para evitar o criatório de ratos", explica Tereza Cristina.

Causada por uma bactéria chamada Leptospira, a leptospirose é uma doença infecciosa presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem através da pele quando entra em contato com água contaminada. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Tereza Cristina explica que os sintomas são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue e por esse motivo o diagnóstico muitas vezes pode ser tardio.

Leptospirose em Aracaju

De acordo com Sistema Nacional de Notificação (Sinan/Net) do Ministério da Saúde, em Aracaju, foram notificados 292 casos de leptospirose, no período de 2007 a 2014, com 161 casos confirmados e 42 óbitos. Este ano, foram cinco casos confirmados, sendo um óbito, além de um caso que está em processo de investigação. Os bairros com maiores índices são o Santa Maria, Santos Dumont, Lamarão, Olaria e São Conrado.