Concurso do Pão Francês será apresentado na FIPAN
14/07/2014 -
O Concurso do Pão Francês da Grande Aracaju foi sucesso absoluto com 45 empreendimentos inscritos. A iniciativa agora será apresentada em São Paulo, durante a FIPAN 2014, principal feira de negócios da indústria de panificação, confeitaria e de estabelecimentos que atuam no food service de modo geral. A feira acontece de 15 a 18 de julho, no Expo Center Norte, das 13h às 21h.
Além da apresentação do Concurso na Feira, Sergipe estará presente no evento com uma caravana empresarial coordenada pelo SIDIPAN. Estão participando da missão 15 empreendimentos filiados ao Sindicato.
“É uma excelente oportunidades que os sergipanos estão tendo de participar de um evento que é referência nacional. Eles vão ter acesso a novos conhecimentos, oportunidade de trocar experiências com empreendedores de outros estados, ver de perto as tendências do setor em equipamentos e processos, além de realizar negócios”, destaca Antonio Carlos Araujo, presidente do SIDIPAN.
Segundo Antonio Carlos, poder apresentar o Concurso do Pão Francês em São Paulo é uma grande satisfação, fruto de um trabalho sério em prol dos empreendedores do setor. “O nosso trabalho foi pontuar os sete principais itens do pão Jacó, que são crocância, sabor, aroma, pestana, miolo, lastro e coloração, da norma ABNT/NBR 16170. A metodologia utilizada no Concurso estimulou os empresários a priorizarem ainda mais a melhoria da qualidade do Pão Francês da cidade de Aracaju e da Grande Aracaju”, explica o presidente do Sindicato.
O Concurso do Pão Francês e a missão técnica para a FIPAN fazem parte das atividades executadas pelo Projeto de Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, coordenado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria em parceria com o Sebrae e Federação das Indústrias.
Um dos pontos mais positivos do concurso, é que Sergipe passou a ser um dos primeiros estados a desenvolver a aplicação e mensurar os resultados da norma ABNT/NBR 16170, de 24/04/2013, validada a partir de 24/05/2013. “Somos o primeiro estado no País a aplicar na prática a norma vigente, assim passamos a ser referência. Fizemos diferença, fazendo diferente, isto é inovação. Mexemos na forma de pensar e agir quanto ao processo produtivo do pão Frances, melhoramos o produto”, alerta José Leite, analista do Sebrae.
A proposta do Concurso é estimular a melhoria da qualidade do Pão, resgatando os valores dessa referência do setor panaderil. O Concurso já integra o calendário festivo do SIDIPAN e deve, a partir de 2015, se estender para todo o Estado de Sergipe. A edição de 2014 contou com 45 empreendimentos inscritos, com nove classificando-se para a fase final. O grande vencedor foi a Casa do Pão, da empresária Julia Prata.
“É uma satisfação grande ter vencido a campanha e saber que estamos ofertando para a sociedade um produto com qualidade. Foi ótimo para mostramos a nossa cara. Gosto muito do pão francês, a gente já vem trabalhando nele a muito tempo. Com a Campanha tivemos oportunidade de fazer uma análise, ver como podíamos melhorar o produto”, diz Julia Prata.
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