Copa: Governo crê que 10 mil turistas visitarão SE
ASN
02/06/2014 -

 “Sergipe deve receber 10 mil turistas durante a Copa”. A afirmação do secretário de Estado de Turismo, José Roberto de Lima, comprova o crescimento do turismo em Sergipe. Nos últimos anos, o Turismo em Sergipe vem se consolidando como um importante setor econômico para o estado. Até o mês de novembro de 2013, Sergipe alcançou a marca de 1.012.891 mil turistas que passaram pelo Aeroporto Santa Maria.

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram gerados no setor, de janeiro até novembro deste ano, 1.835 novos postos de trabalho em Sergipe, o que coloca o Turismo como o segundo maior gerador de empregos no estado, só perdendo para a área da construção civil.

O gestor da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), José Roberto de Lima, falou sobre os avanços que o estado alcançou entre 2007 e 2013, registrando um crescimento de mais de 53,7 % no fluxo de turistas (baseado na ocupação da rede hoteleira), o fortalecimento da atividade, valorização da história, da cultura e das belezas sergipanas. Confira a entrevista publicada na edição deste domingo no jornal Correio de Sergipe.

ASN - O Turismo em Sergipe tem crescido a um ritmo intenso nos últimos anos, como as políticas do Governo do Estado têm influenciado esse processo?

José Roberto - Quando assumimos a pasta em 2007, o Turismo em Sergipe era uma atividade que não configurava entre as mais importantes na economia, ela tinha uma participação muito pequena no PIB. A estratégia que vem se mantendo  nestes últimos oito anos é, primeiro, fazer um trabalho muito forte de promoção, pois Sergipe é um estado ainda desconhecido do ponto de vista do Turismo de Lazer. Segundo, interiorizar o turismo, pois a atividade era muito concentrada em Aracaju, ainda é, mas era muito mais. Somando-se a essas duas estratégias, foram feitas intervenções de infraestrutura neste sentido, por exemplo, a Rota do Sertão, que possibilitou um desenvolvimento maior do turismo naquela região do Cânion do Xingó e as pontes que foram construídas, a Joel Silveira, primeiro, e depois a Gilberto Amado, que possibilitaram o início de um fluxo maior de turismo no litoral Sul. Então, essa associação entre uma forte promoção associada com infraestrutura de acesso (Rota do Sertão e ponte do litoral Sul) dinamizaram o turismo sergipano e hoje, temos o setor, talvez, entre as três atividades mais importantes da economia, em termos de geração de emprego. O que a gente conseguiu é resultado de todo um processo de investimentos, em promoção e infraestrutura de acesso no interior.

ASN - Todos estes investimentos movimentam a economia, são mais hotéis e mais estabelecimentos comerciais que se instalam no estado. Quais as principais ações da Secretaria para manter estes resultados?

José Roberto - A atividade turística tem uma peculiaridade: ela é essencialmente geradora de mão de obra, é o que em Economia chamamos de uma atividade intensiva de mão de obra. Por exemplo, o impacto gerado pela construção de um novo hotel: é pelo menos um empregado por quarto.  E temos também outros setores que são movimentados e que continuam sendo de grande uso de mão de obra, como o de alimentos e bebidas e de agências de viagens, por exemplo. Então, a atividade turística está nesse sentido, de uma atividade que cresce gerando muito emprego, ao contrário de outros setores que usam mais máquinas ou tecnologia e menos mão-de-obra. Hoje, continuamos a fazer estas ações de promoção com foco também no mercado internacional. A Embratur tem feito uma parceria grande com o Governo de Sergipe e tem estimulado a nossa participação em feiras de mercado internacional, que passa a ser o foco, hoje, da Secretaria de Turismo.

ASN - Quais foram as principais ações  e investimentos da Setur e do Governo do Estado para promover Sergipe no Brasil e exterior, aproveitando a visibilidade do País com a Copa do Mundo? Por que é importante que o Estado aproveite essa oportunidade de projeção?

José Roberto - No momento, estamos focados na projeção turística de Sergipe internacionalmente. Estamos nos preparando para a Copa do Mundo mesmo antes de saber qual seleção viria para Sergipe. Nos últimos dois anos, ampliamos o acesso às feiras internacionais de turismo em convênio com a Embratur. Esta é a nossa ideia de ter feito a promoção, agora, culminando com a Copa, que é o grande momento nosso de divulgar Sergipe, e depois a manutenção deste mercado mais à frente. Não se tem resultado em Turismo em curto prazo, tem que se ter todo um processo de captação de fluxo, pois essa captação é que irá gerar um horizonte daqui a uns dois anos. Nosso resultado atual é fruto das  promoções que foram feitas no passado, há quatro, cinco anos, insistentemente, então essa tem sido agora uma realidade: começar a pensar no fluxo de turismo internacional, que já vem para o Nordeste, e a gente espera que venha, também, para Sergipe.

ASN - Quantos turistas Sergipe estima receber em função da Copa e qual expectativa de crescimento da ocupação da rede hoteleira no estado no período? Como a Setur buscou contribuir com o setor capacitando os profissionais de hotelaria, taxistas, pessoas que trabalharão no atendimento deste público?

José Roberto - Devemos receber aproximadamente 10 mil turistas durante o período da Copa. Os gastos estimados destes turistas devem girar em torno dos R$ 15 milhões durante todo o período. Acreditamos que a ocupação da rede hoteleira no período deve ficar em torno dos 90%, um crescimento de 30%, em relação à média do período. Nós capacitamos cerca de 300 pessoas até agora, com o programa Pronatec Copa na Empresa, para pessoas que já são funcionários do setor. Essa capacitação foi fundamentalmente em idiomas com taxistas, policiais da Cptur [Companhia de Policiamento Turístico] e pessoas que trabalham em hotéis, bares e restaurantes. Já a Prefeitura de Aracaju ficou responsável pelo Pronatec Copa, destinado a pessoas desempregadas que podem ter a oportunidade de entrar na atividade turística.

ASN - Cerca de 150 jornalistas nacionais e internacionais virão a Sergipe, uma vez que Aracaju sediará o Centro de Treinamento da seleção grega. Como será a recepção deste grupo? Há alguma estratégia específica direcionada para a imprensa internacional?

José Roberto - Preparamos um material que foi produzido em dois idiomas, inglês e espanhol. Esse material vai ser distribuído para toda a imprensa e estaremos concentrando este trabalho no centro de imprensa, no Ginásio Constâncio Vieira. A ideia é que, estes jornalistas tenham, além das informações gerais do estado de Sergipe, também informações do turismo em Sergipe. Estamos preparando City Tours, proporcionando passeios pelos principais pontos turísticos do estado, todos os nossos roteiros que são tradicionalmente trabalhados, como o Cânion de Xingó, o Foz do São Francisco, cidades históricas (Laranjeiras e São Cristóvão), além dos próprios atrativos aqui de Aracaju. A ideia é que a gente faça isso com a imprensa, que vai está aqui no período, inclusive, entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da Federação Grega de Futebol, para que possamos criar pautas de turismo.

ASN - O período da Copa coincide com a principal festa sergipana: os festejos juninos, como esse tema será trabalhado e divulgado pela Setur?

José Roberto - Este material que preparamos traz uma panorâmica geral do turismo, mas também tem foco no São João. O mote da divulgação dos festejos juninos tem sido o "São João Campeão", que associa aos festejos juninos a copa do mundo. É importante destacar que, pela primeira vez teremos um público significativo de turistas internacionais e que terão a oportunidade de conhecer uma das mais importantes manifestações culturais do nosso estado.

ASN - Diante deste quadro, qual a expectativa para o crescimento do fluxo turístico nos próximos anos?

José Roberto - Nossa taxa de crescimento é aproximadamente 8% ao ano, então a gente espera que esse índice, que é muito positivo e acima da média nacional, se mantenha e cresça com o advento do turismo internacional. Com o trabalho que estamos fazendo, a previsão é que a gente consiga manter este ritmo de crescimento para os próximos anos. Essa tendência de crescimento tende a aumentar, sobretudo, a partir do Prodetur [Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo], desenvolvido pelo Ministério do Turismo, que é um programa, de cinco anos de investimentos em Turismo, em diversas áreas, onde serão investidos U$ 100 milhões em várias intervenções. Só em promoção, vamos ter em torno de U$ 5 milhões para estes cinco anos e mais R$ 2 milhões para capacitação. São recursos para fazer um politica de turismo em um modelo que nenhum governo nunca teve, tanto em infraestrutura, capacitação, como em promoção de uma forma muito planejada e que vão está assegurando aos próximos gestores, possibilitando que eles façam um planejamento de médio prazo no Turismo que, com certeza, vai manter essa taxa de crescimento, não só nos próximos cinco anos, como também em um horizonte de tempo maior, em torno de 10 anos. O Prodetur é  importante para consolidar a estratégia de turismo do estado, porque as coisas não acontecem da noite para o dia, então você tem que promover hoje, capitar, trazer jornalistas, agentes de viagens, para que com um ano ou dois anos você consiga ter todo este investimento revertido em fluxo turístico.