De volta às ruas de Itabaiana
Professores protestam em Itabaiana/ FOTO: ALEX HENRIQUE
Professores protestam em Itabaiana/ FOTO: ALEX HENRIQUE
23/06/2014 -

A população de Itabaiana estranhou um fato que aconteceu na sexta, 20. É que dezenas de professores, com bandeiras do Sintese (Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Sergipe), ocuparam um trecho da avenida onde, em frente, funciona a FM Princesa. É que na emissora estava o governador Jackson Barreto (PMDB), que concedia entrevista. Com carro de som, discursos e muito barulho, os profissionais do magistério protestavam contra a falta de compromisso do governador com as reivindicações salariais da categoria.

 

Na quarta-feira, 18, o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, em nome do governo, apresentou uma proposta condicionada ao crescimento da receita e que não garante a reestruturação da carreira do magistério. E, para piorar a situação, o governo também não se compromete a pagar o reajuste do piso para todos os níveis da carreira do magistério estadual. “O Governo de Sergipe apresenta aos professores um cenário tenebroso, pois não garante a reestruturação da carreira dos professores da rede estadual e deixa a situação ainda mais difícil ao não apresentar garantias de que o reajuste do piso será efetivado para todos os níveis. Tal decisão política é desastrosa”, avalia a presidenta do Sintese, Ângela Maria de Melo.

 

Mas qual o motivo do estranhamento ao ato de protesto público dos professores? É que há um ano e meio que não se vê mais professor nas ruas de Itabaiana para reivindicar direitos ou até mesmo o pagamento do salário, como na gestão de Luciano Bispo (PMDB). Aliás, educação em Itabaiana era caso de polícia. Por várias vezes, dirigentes do Sintese prestaram queixa na delegacia porque passavam 40, 50 dias sem receber seus salários. Era um descaso, um desrespeito total com o magistério que, apesar das constantes greves, não conseguia avançar na conquista dos seus direitos básicos. Hoje, a situação é bem diferente. O prefeito Valmir de Francisquinho (PR), apesar da caótica situação financeira com que encontrou as finanças do município, fez de Itabaiana a primeira cidade de Sergipe a pagar o Piso Nacional do Magistério.

 

Além disso, concedeu 5% de regência de classe; meio por cento de escalonamento vertical no início do ano; paga 60% do décimo terceiro salário na data do aniversário de cada professor e, no dia em que o magistério do Estado protesta em frente à emissora, transferiu para o banco o salário dos professores da rede municipal. Ou seja, em Itabaiana, professor já estava com o dinheiro na conta referente ao salário de junho. É ou não, diante de tanta diferença, de se estranhar em ver professores de volta às ruas? Só que dessa vez o alvo foi o governador e aliado do ex-prefeito Luciano Bispo, que parece estar dando conselhos ao seu líder maior.

 

NOTAS

MERCADÃO I
Na manhã da próxima segunda-feira, 23, a Prefeitura de Itabaiana estará dando inicio à reforma do Mercado Hortifrutigranjeiro. Depois de fazer um investimento de aproximadamente R$ 250 mil reais com a construção da Praça de Alimentação, Valmir de Francisquinho, através de parcerias com o governo federal, fará esse novo investimento de aproximadamente R$ 1 milhão com a reforma de todo Mercado Governador Valadares, conhecido popularmente por ‘Mercadão’.
 
MERCADÃO II
“Nossa gestão está se tornando a que mais fez investimentos na feira-livre de Itabaiana, e continuaremos fazendo, pois entendemos que a feira foi um dos principais pontos que fizeram nossa cidade se desenvolver e ter esse comércio pujante, que é conhecido hoje em todo Brasil. Com o início da reforma do mercado e a entrega da praça de alimentação, estamos fortalecendo esse comércio ainda mais”, justifica Valmir de Francisquinho.
 
DE VOLTA À ITABAIANA
E quem retornará a Itabaiana nesta segunda-feira, 23, é o radialista Edivanildo Santana, que comandará o seu tradicional programa ‘Na Boca do Povo’, pela Rádio Capital do Agreste (AM 1370khz), das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira. Na equipe, o repórter Ailton Lira e o produtor William Santos. Em Itabaiana, Edivanildo atuou nas quatro emissoras locais, participando da fundação da capital do agreste em 1987 e da FM Itabaiana em 1992, quando chegou a ser diretor por duas vezes, no final dos anos 90 até o inicio dos anos 2000. Até Janeiro de 2014 apresentava o mesmo programa na FM Princesa.
 
ABRIL EM NOVO HORÁRIO
Com a chegada dele, quem troca de horário é o radialista Eduardo Abril, que passará a fazer o programa "Jornal da Ilha", pela rádio Ilha FM de Estância, das 12 às 14 horas, substituindo o comunicador Douglas Magalhães, que vai fazer jornalismo na Rádio Transamérica, em Boquim, das 10 às 12 horas. Às 16h, Abril volta à Capital para apresentação do Espaço Livre, até às 18h. Com Edivanildo Santana e Eduardo Abril juntos, na mesma emissora, a população de Itabaiana ganha em credibilidade e no volume de informações.
 
DESARRUMAÇÃO POLÍTICA
O prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico dos Correios, obedecendo orientações de Serginho Oliveira, travou Jairo Santana na aliança com o governador Jackson Barreto. Jairo demonstra publicamente seu descontentamento com JB em não cumprir o acordo acertado. Essa desarrumação política com o governador poderá ocasionar uma acomodação e abrir caminho pra uma vitória dos Amorins em Glória e região. Outro detalhe que deve ser levado em consideração é a desaprovação popular da administração de Chico, que já perdeu várias lideranças e formadores de opinião. O prefeito tem a mesma forma de administrar do ex-governador Marcelo Déda: não atende ninguém na sua casa e na prefeitura só se agendar. O povo carente, que precisa de uma assistência mais próxima do município, está revoltado com o prefeito. E gente do interior, quando cisma com alguém, é difícil de reverter.
 
INVESTIMENTOS
Convidados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), prefeitos e secretários da indústria e comércio dos municípios do Estado de Sergipe estiveram reunidos para discutir políticas de incentivos fiscais municipais, estaduais e federais. A reunião ocorreu na semana passada, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), com a participação de toda a equipe técnica da Sedetec, assessores e diretores, e teve como objetivo potencializar a atração de novos investimentos para os municípios sergipanos. O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, destacou a necessidade e a importância do evento. “Criamos um fórum municipal de secretários da Indústria e Comércio, que tem uma lógica de troca informações, na tentativa de aumentar o número de empresas que possam vir para os municípios sergipanos, e a finalidade de gerar desenvolvimento, emprego e renda para a população local”, argumentou. “O que percebemos é uma maior busca de instalação de empresas por parte de empresários nos municípios mais próximos a Aracaju. Mas todos os municípios são visualizados. O que queremos é criar condições e viabilizarmos investimentos para todos os municípios, sem distinção”, acrescenta o secretário.