Antônio Carlos Franco Sobrinho, ex-prefeito do município de Riachuelo, jovem, empresário, tinha todas as características para ser um novo e grande nome na política. E pode ser que, no futuro, ele até seja. Mas não agora. Depois de ter colocado o nome à disposição do PMDB como pré-candidato a deputado estadual, segundo ele mesmo, “por acreditar na importância da renovação política como forma de qualificar e modernizar o Legislativo no Estado”, resolveu abdicar deste projeto.
Em nota divulgada à imprensa, Antônio Carlos disse que desistiu da candidatura para assumir os negócios da família e focar no lado empresarial. Para quem não sabe, ele atua no setor turístico, e se assumisse um cargo no Legislativo, poderia realizar importantes projetos para o Estado. Apesar de justificar a sua saída afirmando que foi um pedido da própria família, nos bastidores da política comenta-se sobre outros motivos.
Sabe-se que a chapinha e o chapão formadas pelo grupo do governador Jackson Barreto têm inviabilizado algumas candidaturas dentro daqueles partidos que compõem o chapão, já que os candidatos desse grupo serão os com maior desigualdade eleitoral, dificultando que se consiga o coeficiente necessário para se eleger. Talvez, uma fraqueza do próprio governador, que permitiu a existência do chapão e agora corre o risco de perder candidatos do próprio bloco governista.
NOTAS
ELEIÇÕES I
O candidato a governador do Estado de Sergipe, Eduardo Amorim (PSC), passou boa parte da manhã dessa segunda-feira (07), reunido com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). O principal motivo do encontro foi para Eduardo Amorim convidar João Alves para ser o coordenador-geral da campanha da chapa majoritária da coligação “Agora Sim”. De imediato, o ex-governador e atual prefeito da Capital aceitou o convite. Ou seja, a partir de agora, João Alves Filho irá comandar as campanhas políticas de Eduardo Amorim ao Governo do Estado e de Maria do Carmo ao Senado Federal que deverão caminhar conjuntas e alinhadas.
ELEIÇÕES II
“João Alves não é só o prefeito da maior cidade de Sergipe, a história política dele é grande. Ele já foi governador de Sergipe por três vezes e é conhecido em todos os cantos do Estado. Já era um privilégio para nós termos João Alves nos apoiando, agora é um privilégio ainda maior poder tê-lo como coordenador-geral de campanha”, afirmou Eduardo Amorim.
BIBLIOTECAS
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), divulgou o resultado do Edital Mais Cultura de Modernização das Bibliotecas Municipais, fruto de uma parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura (MinC). Foram contempladas bibliotecas municipais em Aracaju, Lagarto, Canindé de São Francisco, Nossa Srª do Socorro, Nossa Srª da Glória, Tobias Barreto, Moita Bonita, Rosário do Catete, Muribeca, Japaratuba, Nossa Srª das Dores, Malhador, Cristinápolis, Ilha das Flores, Aquidabá e Indiaroba. Com o resultado, duas cidades de cada região do Estado serão beneficiadas. Cada uma delas receberá kit contendo um variado acervo de 1.000 exemplares, além de um mobiliário básico e itens de ambiência formados por: estantes, cadeiras, mesas para leitura, circuladores de ar, pufes, almofadas.