Após a divulgação do crescimento populacional do município de São Cristóvão, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no último dia 28 de junho, com os dados iniciais do Censo Demográfico do Brasil de 2022, o vereador Diego Prado comemorou os resultados apontando que a população da cidade de São Cristóvão atingiu 95.612 pessoas, um aumento significativo em comparação ao Censo de 2010, quando havia 78.864 habitantes. Para ele, a cidade está trilhando um processo de migração de médio para grande porte.
Segundo Diego, estar na 5ª colocação em termos populacionais no estado, contribuirá para aumento de recebimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cuja distribuição pelo Governo Federal é feita de acordo com número de habitantes dos municípios, sem levar em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Esse crescimento traz consigo diversos benefícios fiscais, pois levando-se em conta que os municípios enfrentam problemas na linha de frente, na administração pública sofrem muito, pois é muito dependente dos governos Federal e do estado. Com esse resultado do Censo, teremos, a partir de 2024, uma importante alavanca para impulsionar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população local”, prospecta.
Outro efeito do aumento do número de habitantes, é a arrecadação de impostos municipais, que também tende a crescer, proporcionando recursos adicionais para investimentos em infraestrutura, educação, saúde e serviços públicos essenciais. “Além disso, atrai novos empreendimentos e investimentos, impulsiona a economia local e gera mais oportunidades de emprego, contribuindo para um aumento na renda e no consumo, favorecendo ainda mais a receita municipal”, acredita o parlamentar municipal.
Outros resultados
No estado de Sergipe, a população é de 2.209.558, mostrando um aumento de 6,85% em comparação ao Censo anterior. Os dados também apontam que a população total do Brasil é de 203.062.512, representando um crescimento de 6,45% em relação a 2010. Essas informações são fundamentais para traçar estratégias de desenvolvimento e progresso para o município de São Cristóvão e o país como um todo.
Por Elaine Mesoli
Assessoria de Comunicação