Na manhã dessa quinta-feira (26), no auditório do Rotary Clube de Lagarto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde com base na Portaria 923/2014. O evento reuniu 70 servidores do Sistema Único de Saúde do Estado de Sergipe (SUS).
CMS
É o órgão colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros.
Composição
O novo conselho reúne 12 conselheiros titulares e 12 suplentes, sendo que ¼ do Poder Público, ¼ dos trabalhadores, e ½ de usuários.
São constituídos por formação paritária, sendo usuários (50%), trabalhadores de saúde (25%), representantes do governo e prestadores de serviços (25%). Por usuários entenda a participação de sindicatos, as organizações comunitárias, as organizações religiosas e não religiosas, os movimentos e as entidades das minorias, entidades de portadores de doenças e necessidades especiais, movimentos populares de saúde, movimentos e entidades de defesa dos consumidores, em suma, toda a sociedade organizada.
O Governo é representado pelo gestor municipal de saúde, e pelas indicações da Portaria 923/2014 SMS em fundamento com a Lei Municipal 599/2014.
Os trabalhadores de saúde integram as redes pública e privada complementar conveniada, como enfermeiros, auxiliares de saúde, médicos, não médicos, paramédicos, etc.
Os prestadores de serviços podem ser privados - contratados e conveniados pelos Governos municipal, estadual e federal - e podem ser públicos, como hospitais. Universitários e de ensino público, autarquias, fundações e empresas hospitalares públicas e outras, que são conveniadas pelos governos.
A MESA DIRETORA ELEITA:
Algi Franklin Patrick de vasconcelos - Presidente (Usuário)
Lissandra Machado - Vice Presidente - (Poder Público)
Anteneia de Oliveira Belchior - 1ª Secretária - (Trabalhador)
José Paulo dos Anjos (Apidel) - 2ª Secretário - (Usuário)
Embora não recebam remuneração, os Conselheiros de Saúde estão investidos numa função pública, estando sujeitos à responsabilização criminal, em vista do elástico conceito de funcionário público para o Código Penal Brasileiro (artigo327), e civil, por improbidade administrativa, por serem considerados agentes públicos, nos termos da Lei Federal 8.142/90.
A primeira reunião do conselho se dará na próxima quarta-feira (2) de julho na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto.
"O trabalho desempenhado por essa equipe ajudará a Administração Municipal tomar decisões acertadas no que diz respeito a saúde pública", disso o Prefeito de Lagarto, Lila Fraga.
Eleição do novo Conselho Municipal de Saúde é realizada com sucesso
27/06/2014 -
Outras Notícias