Em Aracaju, quase quatro carros são furtados por dia
Foto: André Moreira/ Equipe JC
Foto: André Moreira/ Equipe JC
Jornaldacidade.net
11/07/2014 -

Pelo menos quatro carros são roubados ou furtados por dia em Aracaju. Os registros desse tipo de crime aumentaram este ano. As informações são do delegado Thiago Leandro, da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Veículo, que admite preocupação com o crescimento desse tipo de crime. Foram 670 veículos, entre motos e carros, roubados e furtados de janeiro a junho deste ano, segundo Iatagan Olinda, do setor de Estatística de Roubos e Furtos de Veículos, da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Um aumento significativo: o crescimento pode chegar a 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso sem contar os casos de roubo e furto de veículos no interior do Estado. Os dados da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Veículo revelam ainda os bandidos preferem as marcas Gol, Fiat e Chevrolet. “Os populares são os mais visados pelos criminosos, entre eles a família Gol, Uno, Siena, Strada, Celta e Corsa. Geralmente, preferem os carros mais populares mais para desmanche e clonagem”, atesta o delegado Thiago Leandro.

Ainda de acordo com a autoridade policial, os locais em Aracaju onde ocorrem mais roubos e furtos de carros são Siqueira Campos, Centro e na região da praia. Quando o assunto é moto, a maior incidência de roubo e furto acontece no Bugio e no Conjunto João Alves, mas esse tipo de crime é mais disseminado, espalhado. O número de veículos recuperados também é grande.

Apesar do pequeno efetivo, cerca de cinco policiais, mais de 50% dos veículos tomados de assalto ou furtados são devolvidos aos proprietários. Quanto ao perfil desse tipo de criminoso, o delegado Thiago Leandro revela que varia muito. “Quem rouba ou furta moto geralmente é jovem, podendo também ser um cara mais velho. Já o criminoso que furta carro é mais profissional, leva para o desmanche”, diz.
   
Instalar um bom alarme no carro e estacioná-lo em locais iluminados são algumas recomendações dadas pelo delegado Thiago Leandro. A instalação de um rastreador e fazer um seguro para os automóveis são outras dicas do titular da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Veículos.