Estátua: Família de Joaldo Barbasa espera que autoridades cumpram com seu papel
Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação
Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação
27/10/2023 - 19:21:08

Na noite dessa última quinta-feira (26), vândalos danificaram a estátua que homenageia o ex-deputado Joaldo Barbosa, que foi assassinado em um crime fatídico no ano de 2003. A peça fica localizada em uma praça que leva o mesmo nome do homenageado no Município de Boquim. A família ficou estarrecida com o ato de depredação e espera que as autoridades identifiquem quem cometeu o crime contra o patrimônio público, assim como façam a total restauração da obra, que teve sua cabeça arrancada.    

O filho mais velho do ex-deputado, o Joaldo Barbosa Junior, revelou que ficou sabendo do ato ainda na quinta-feira pela noite, mas que a repercussão maior só aconteceu na sexta-feira, 27. “Recebemos a informação e ficamos assustados com este ato de vandalismo e falta de respeito a uma pessoa que dedicou sua vida às famílias mais carentes. Este ato não é um crime apenas a imagem de Joaldo Barbosa, mas a sua família e também ao patrimônio público”, relatou, esperando providências por parte das autoridades.

Junior disse que um comerciante local encontrou a cabeça da estátua e a entregou, e acrescentou que ele e a família já tomaram as devidas providências e prestaram o Boletim de Ocorrências (B.O.) na delegacia do município, assim como informaram ao prefeito sobre a depredação da estátua. “Hoje é ponto facultativo em Boquim, mas, mesmo assim, os policiais nos atenderam. Esperamos que eles identifiquem quem são estes marginais que fizeram essa atrocidade sem motivação alguma. Também conversei pessoalmente com o prefeito Eraldo de Andrade, que me garantiu que irá substituir a estátua, assim como reformar a praça”, relatou, afirmando que não irá descansar, enquanto ambas medidas forem tomadas.

Por meio de nota, a Prefeitura de Boquim externou repúdio contra o ato: “O monumento foi alvo de depredação e crime contra o patrimônio público e todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, a exemplo da abertura de Boletim de Ocorrência e averiguação das câmeras de segurança próximas ao local. Lamentamos veementemente o acontecimento, já que atos como esses além de causar prejuízos ao patrimônio público, danificam e interferem na memória cultural e afetiva de nossa população”, externou a Nota Oficial.

Breve história

Joaldo Vieira Barbosa, o “Nego da Farmácia”, começou sua vida política já como deputado, desde a década de 80, onde se manteve por cinco mandatos e sempre atuando em causas sociais envolvendo famílias rurais de citricultores. Em janeiro de 2023, aos 49 anos, teve sua vida ceifada por um crime bárbaro, envolvendo questões políticas. Ele foi assassinado com tiros na porta de casa, no bairro Atalaia, Zona Sul de Aracaju.

Diversas foram as homenagens feitas ao político, entre elas a estatua na Praça Joaldo Barbosa. As ações do deputado sempre tiveram grande repercussão na região Centro Sul de Sergipe, principalmente aos temas que envolviam a citricultura e as famílias que dependiam do meio rural para sobreviver.

Sua morte ganhou repercussão nacional quando foi veiculada pelo Programa “Linha Direta”, da Rede Globo. Todos os envolvidos no crime foram identificados e presos.

Da equipe do Sergipe em Foco

Junior disse que um comerciante local encontrou a cabeça da estátua e a entregou (Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação)