Na tarde desta terça-feira, os assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nilton Vieira da Silva tiveram a oportunidade de participar de uma importante palestra sobre conscientização e combate ao feminicídio. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Pacatuba e contou com a presença da presidente da Câmara, Leilane Quitério, e dos vereadores Wolney Quitério, Aleide Diana, Alexandre Pereira e Etelvino.
Promovida em parceria com a Procuradoria da Mulher, a palestra teve como objetivo principal sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a gravidade do feminicídio, além de fornecer informações valiosas sobre como identificar e prevenir casos de violência de gênero.
Com uma abordagem educativa e explicada, a palestra foi ministrada pelos servidores Edilson, Edilene, Drielly e pelos vereadores Aleide Diana e Alexandre Pereira, que trouxeram dados estatísticos, relatos de casos reais e ferramentas para promover a igualdade de gênero e prevenir a violência contra as mulheres. Os palestrantes ressaltaram a importância do engajamento de toda a sociedade na luta contra o feminicídio, destacando que esse é um problema que afetou não apenas as vítimas, mas toda a comunidade.
Durante a palestra, a presidente da Câmara, Leilane Quitério, enfatizou o testemunho do tema e afirmou o compromisso da Câmara Municipal em apoiar iniciativas que visam combater a violência de gênero. Ela expressou sua satisfação em receber os assistidos pelo CAPS Nilton Vieira da Silva e reforçou a importância da conscientização e do empoderamento feminino para a construção de uma sociedade mais justa e sem violência. Além disso, a presidente deixou a Procuradoria à disposição de todas as mulheres para possíveis casos de denúncia.
Os assistidos pelo CAPS criaram grande interesse e participação ativa na ação que ainda teve o momento de cuidados femininos, como maquiagem, escova de cabelo e unhas feitas. “Hoje eu só tenho a agradecer por essa tarde promovida pela Câmara. Estou me sentindo acolhida por todos, pois há muito tempo eu não sentia isso. Me maquiaram, fizeram minhas unhas e a minha sobrancelha, cuidados que são muito importantes para a nossa autoestima”, disse Valesca Bastos, que é assistida pelo CAPS.
Houve também entrega de lembranças, sorteio de uma cesta repleta de produtos de cuidados femininos, coffe break e uma dinâmica emocionante, que abordou a realização de sonhos pessoais para que as mulheres nunca desistam do que almejam na vida e sempre se coloquem em primeiro lugar em suas vidas.
Texto e foto: Ascom CMP