A integração estratégica com o setor produtivo e a busca por novos caminhos que promovam o desenvolvimento econômico do estado foram pauta de reunião realizada nesta nesta quarta-feira, 1º, entre o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Marcos Andrade. O encontro, realizado no Palácio Museu Olímpio Campos, teve como objetivo apresentar as demandas do empresariado sergipano dos setores do comércio, turismo e serviços, a exemplo da análise da alíquota do ICMS, solicitada pela categoria à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
O encontro foi acompanhado pela secretária da Sefaz, Sarah Andreozzi, pelo superintendente de Orçamento da Sefaz, Carlos Eduardo Pereira, e pela secretária Executiva de Estado do Turismo (Setur), Daniela Mesquita. “Recebemos o pedido para que fosse estudada a possibilidade de não haver aumento de alíquota, que hoje se encontra na margem padrão de tributação”, disse o superintendente de Orçamento da Sefaz, Carlos Eduardo, explicando que a secretaria está empenhada em finalizar um estudo sobre como fazer uma tributação que seja justa, focada nos pilares da simplificação, desburocratização e na garantia da competitividade do estado de Sergipe.
“Os estudos estão sendo feitos, como foi assegurado a eles, e serão entregues ainda no mês de março, garantindo que o comércio funcione bem, sem sofrer ônus excessivos e podendo, então, garantir a competitividade, sem deixar de observar também a dinâmica dos estados vizinhos, como Alagoas e Bahia”, acrescentou.
Calendário turístico
Na reunião, Fábio reforçou o trabalho de captação de eventos da atual gestão e pontuou que, em breve, será apresentado o calendário de turismo do estado, a fim de facilitar o planejamento dos segmentos diretamente envolvidos. Além disso, ele também reforçou que o governo não medirá esforços para atrair novos investimentos.
“A Fecomércio é uma parceira extremamente importante do Governo de Sergipe. E nossa gestão quer fortalecer ainda mais esse vínculo, porque entendemos a força dessa instituição para o desenvolvimento socioeconômico e para o fomento da atividade turística do nosso estado. Contem sempre conosco, porque a nossa meta é proporcionar transformações para melhorar a vida e o bem estar do povo sergipano“, ressaltou.
Também foram discutidas pautas de incentivo ao turismo, como os eventos do Natal Iluminado e o São João na Praça. “Estamos representando todos os empresários de Sergipe, do comércio, serviço e turismo e o governador se mostrou um homem de diálogo, tanto nos assuntos tributários, como nos temas do turismo. Estamos saindo satisfeitos dessa conversa e acreditamos que nossos pleitos poderão ser atendidos. Temos esse privilégio de ter um governador do diálogo, um governador proativo que faz acontecer", destacou Marcos Andrade.
Participaram da reunião o diretor de Eventos do Setur, Gustavo Paixão; os deputados estaduais Luciano Bispo e Pato Maravilha; a senadora suplente Janier Mota; o diretor de Eventos da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Edson Junior; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Mauricio Vasconcelos; o diretor da Acese, Fábio Andrade; o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Marcos Sales; a diretora regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Aparecida Farias; o presidente da FCDL, Edvaldo Cunha; e o presidente da Sindilojas, Gilson Figueiredo.
Fonte: ASN