Neste domingo, no primeiro dia do ano de 2023, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) dá posse ao Governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Com o plenário em sua capacidade máxima, o governador e o vice, Zezinho Sobral, fizeram o Juramento e assinaram o Termo de Compromisso e Posse. A cerimonia foi presidida pelo presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo.
Em um discurso carregado de emoção, o governado Fábio Mitidieri agradeceu a Deus, ao povo de Sergipe, aos familiares, amigos e colegas parlamentares por assumir o Poder Executivo para o período de 2023 a 2026. Declarou que nada seria capaz de traduzir a magnitude de ser eleito o governador dos sergipanos e das sergipanas.
Nos agradecimentos, Fábio Mitidieri dedicou agradecimento especial ao seu parceiro nessa caminhada, o vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral. “Fomos escolhidos juntos e permaneceremos juntos nos pequenos e grandes passos. Somos a escolha do povo sergipano para construir um amanhã diferente, mais humano e mais justo”, externou.
Quatro meses depois de subir no púlpito da Casa Legislativa no ato de lançamento da sua candidatura ao Governo, Fábio Mitidieri volta à Casa para falar de confiança e sonhos.
“Volto a esta Casa para iniciar a realização deste sonho coletivo que é o de realizar uma nova fase de crescimento em nosso estado. Sergipe carrega em seu bojo a necessidade de mudança. Foi assim com Seixas Dória, quando se elegeu um democrata às vésperas do período de ditadura; com João Alves, um engenheiro visionário; com Marcelo Déda, o ‘menino’ que interiorizou investimentos. É assim agora, comigo e com Zezinho Sobral, marcando uma virada geracional na política, assumindo pela primeira vez o Executivo. Sinto-me honrado”, declarou emocionado.
Fábio Mitidieri expressa que se sente orgulhoso de ser o condutor de novos horizontes para os 75 municípios do Estado. E, na continuidade de um discurso centrado e aquecido pelo desejo de trabalhar, confessa que irá contar em sua Gestão com um secretariado plural, e com pastas dirigidas por mulheres.
“Meu desejo é que Sergipe se torne cada vez mais justo para os sergipanos, dinamizando o potencial de cada uma das nossas regiões, alavancando o desenvolvimento e promovendo um novo ciclo virtuoso na economia sergipana”, declarou o governador.
Mitidieri continuou sua explanação enfatizando que a evolução social será balizadora da sua gestão. E que portanto, semelhante ao período da Campanha Eleitoral, percorrerá Sergipe, de Norte a Sul. “Estarei olhando no olhos dos sergipanos, mostrando nossas propostas, realizações, mas, sobretudo, levando meu abraço, minha confiança no potencial dos sergipanos, consolidando a esperança em dias melhores para Sergipe e para o Brasil”.
Ao falar sobre Assistência Social, Mitidieri salientou que se somará a um novo momento da política pública, buscando colocar comida nas mesas de quem passa fome. “Dando apoio aos que mais precisam, distribuindo renda e garantindo as condições mínimas para que cada sergipano tenha condições de vida digna”. Nesse cenário de linha de amparo ao mais necessitado, asseverou que a fome é uma urgência a ser tratada em Sergipe, e que liderará um pacto para erradicar a extrema pobreza no Estado, uma missão que confiou à pasta da Assistência Social a sua esposa, Érica Mitidieri.
Economia
Otimista, Fábio aposta no Desenvolvimento do Estado através de um novo ciclo econômico para Sergipe, por meio da Inovação e Tecnologia, nos vetores da economia criativa e no potencial econômico do Turismo. ” Precisamos fazer do Estado um agente indutor do desenvolvimento”, afirmou, sem esquecer as vias do Desenvolvimento Econômico através do Agronegócio e da agricultura familiar.
O potencial energético que Sergipe também foi destacado, especialmente na exploração do Petróleo e Gás. Fábio visualiza novas oportunidades, estruturantes e sustentáveis, para atrair as cadeias produtivas que utilizam esses insumos, impulsionando uma nova era econômica.
“Durante a campanha, eu e Zezinho falamos de avanço, de emprego, de inclusão. Já começamos a trabalhar na captação de recursos para essas áreas. Alavanquei quase R$100.000.000,00 em emendas para os programas Primeiro Emprego Sergipe, Opera Sergipe e Segurança Alimentar”, frisou.
Empregos
Ressaltou que será o governador do Emprego, com a finalidade de devolver dignidade a centenas de desempregados, entre esses, pais e mães de família. “Vamos também fazer o emprego chegar aos jovens, às moças e rapazes que sonham ganhar seu próprio dinheiro e edificar suas vidas. Essa é a minha luta e meu mantra!”, externou Fábio.
Saúde
Quando ao Sistema de Saúde do Estado, anunciou que será o governador da Saúde acessível e de qualidade, descentralizando e ampliando a prestação de serviços de assistência médica para todos os 75 municípios sergipanos. “Qualificando esses serviços, apoiando os prefeitos na Atenção Básica e ampliando a média e alta complexidade”, afirma.
Ele continua, e salienta que será também o governador da Educação, que tem planos de expandir o ensino integral no Estado, elevando a qualidade da aprendizagem, valorizando e recompensando o professor e as escolas pelas boas práticas. A tecnologia nas escolas também foi frisada por Fábio, que implantará Banda Larga em todas as escolas da Rede Pública. “Somos o tempo da igualdade e do reconhecimento”.
Fábio Mitidieri terminou seu discurso destacando que fará um Governo foco na união entre partidos. Afirma que as Eleições acabaram, e não há espaço para rivalidades em seu governo. Nesse cenário de união de somação de esforços para o desenvolvimento de Sergipe, declarou que a paz é Norte da sua gestão governamental, onde todos os lados convergirão para ter a chance de ver Sergipe avançar. Com isso, enfatizou que não hesitará na buscar suporte no Governo Federal.
O dispositivo da Cerimonia de Posse do Governador de Sergipe foi composto por autoridades dos Poderes do Judiciário e do Executivo. Entre eles, o Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas; o Presidente do Poder Judiciário, desembargador Edson Ulisses; do Procurador Geral de Justiça, Manoel Cabral Neto; do Defensor Público, Vinícius Barreto e do conselheiro, representado o Presidente do Tribunal de Contas, Luiz Augusto Ribeiro.
Após cerimonia, o governador fez Revista de Tropa da Polícia Militar, e seguiu até o Palácio Olímpio Campos para saudar o povo de Sergipe.
Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese