Fuga: agentes dizem que presídio não oferece estrutura
Detentos fogem por guarita desativada (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Detentos fogem por guarita desativada (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Portal Infonet
03/07/2014 -

 O sistema prisional em Sergipe se mostrou frágil mais uma vez com a fuga de mais 12 detentos  na madrugada desta quinta-feira, 3. Mesmo com a presença dos homens da Força Nacional, convocados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), para reforçar a segurança dos presídios sergipanos e agentes penitenciários. Agentes penitenciais atribuem fuga às condições do presídio.

Para um dos diretores do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindipen), Luiz Jorge, relata que as recentes fugas estão relacionadas às condições do presídio de Tobias Barreto. Ele relata que apenas um muro faz a proteção do local e que no interior do presídio as condições são péssimas e não oferecem segurança.

“O presídio de Tobias Barreto não tem condições de abrigar presos. As grades continuam jogadas no pátio, tem preso que ficam solto dentro dos pavilhões e dentro de um galpão improvisado. O presídio só tem um muro porque dentro está todo quebrado, as guaritas estão desativadas com a saída dos militares”, relata Luiz Jorge.

Quantitativo

O sindicalista volta a reclamar da quantidade reduzida de agentes penitenciários para controlar os presidiários. Segundo Jorge, o sistema prisional sergipano necessita de mil agentes. “A quantidade de agentes não é insuficiente para suprir o sistema prisional são necessários mil agentes. Em Tobias Barreto somente cinco agentes fazem a segurança por plantão, para quase 500 presos. Com isso, fica difícil fazer o controle”, expõe.

Relembre

No último dia 11 de junho, cerca de 47 detentos do presídio de Tobias Barreto conseguiram fugir durante a madrugada, Desses, segundo a Sejuc, 26 foram recapturados até gora.

Sejuc

Procurada novamente pela reportagem do Portal Infonet, a assessoria de comunicação se limitou a informar que a Sejuc continua realizando o levantamento para identificar os fugitivos e a causa da fuga. A polícia também estaria intensificando as buscas pela região.