A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) durante todos os dias do Forró Caju 2014, as equipes de guardas municipais (GMs) estará na festa coibindo qualquer situação que perturbe a tranquilidade e a alegria dos que comparecem à Praça de Eventos Hilton Lopes. Mas, os forrozeiros também podem contribuir para manter este clima de harmonia com alguns cuidados antes, durante e depois do evento.
As precauções devem ser tomadas ao sair de casa. "Deve-se evitar vir à festa com muitos documentos. É essencial portar o RG, pois ele pode ser necessário para confirmar a identificação pessoal. Quando o assunto é dinheiro, recomenda-se trazer para a folia apenas a quantia necessária para usar na noite, de preferência com cédulas de pequeno valor, evitando manusear altas somas no meio da multidão", alertou o diretor adjunto da GMA, tenente QOPM Jonatas Souza.
Ele explica que, é proibido entrar na festa portando armas e objetos cortantes ou perfurantes, bem como recipientes de vidro. "São barrados objetos como canivete, cortador de unha, alguns tipos de canetas, garrafas e copos de vidro, alicates, entre outros que sirvam como arma", ressaltou o diretor adjunto.
De acordo com o tenente Jonatas, o Forró Caju é um evento reconhecido pela segurança, mas o fato de reunir muitas pessoas consumindo bebidas alcoólicas pode gerar alguns transtornos. "O uso abusivo do álcool pode provocar o descontrole físico e mental. Muitas vezes um esbarro no outro por conta de um possível desequilíbrio pode ser motivo para uma briga", falou. Além disso, ele falou ainda que as pessoas evitem consumir bebidas e/ou alimentos oferecidos por terceiros.
Para o fim da festa, o diretor Jonatas deixa recomendações fundamentais. "Quem for beber não pode dirigir, então é bom ficar atento porque na hora de voltar para casa vai ter que optar por uma carona amiga, táxi ou transporte coletivo. Caso veja alguma confusão, fique longe e evite deslocar-se em locais esquisitos sozinho e procure estar sempre acompanhado de pessoas conhecidas", finalizou.