Com o objetivo de assegurar o acesso à água potável, o Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), promove a Operação Carro-Pipa para municípios prejudicados com a ausência de chuvas. Nesse contexto, nesta segunda-feira, 2, a cidade de Poço Verde, no centro-sul do estado, recebe o serviço, que será ofertado por um pipeiro selecionado por sorteio realizado no último mês de agosto. O processo será acompanhado e orientado pela Defesa Civil estadual, em parceria com a Defesa Civil municipal.
Conforme cronograma estabelecido, a ação deve atender, inicialmente, cerca de 100 famílias do povoado Lagoa do Junco, mas posteriormente deve chegar a 12 povoados de Poço Verde. "O atendimento pela Operação Carro-Pipa do Governo Federal, por intermédio do Exército, não estava contemplando todas as localidades de Poço Verde, mas considerando que o município está com seus decretos de emergência reconhecidos, o Governo do Estado viabiliza a oferta de água para a população, a partir de suporte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão ligado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional", explica o superintendente adjunto da Supdec, major Alysson de Carvalho.
Para Jobson Gouveia, que é natural de Carira e trabalha como pipeiro há 16 anos, o apoio da Defesa Civil estadual antes e durante o trabalho é de grande importância para o bom funcionamento da operação. "Trabalhar como pipeiro exige responsabilidade e compromisso, afinal, levamos água, e quando participamos de um processo sério, como o coordenado pela equipe do governo, sabemos que tudo acontecerá da melhor maneira", considerou.
O coordenador municipal de Defesa Civil, Yuri Ferreira, reforçou a importância da presença do governo em localidades que sofrem com a ausência de chuvas. "O trabalho feito por meio da Defesa Civil contribui muito para atenuar os problemas ocasionados pela estiagem, e isso é de extrema importância para a população. Vamos seguir um cronograma e atender a todas as localidades relacionadas", informou.
Fonte: Supdec