O feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, 19, foi dedicado à doação de sangue para pouco mais 35 moradores de Nossa Senhora da Gloria. No Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) a dona de casa, Maria de Jesus estava acompanhada da irmã, Maria Claudiana de Jesus e das duas filhas, Claudinete e Clesiana Lima de Jesus.
Para o grupo, a doação de sangue, faz parte das atividades cotidianas da família. ”A gente acompanha a associação tem mais ou menos uns dois anos. De quatro em quatro meses estamos aqui ajudando a salvar vidas com nosso sangue”, contou orgulhosa, Maria de Jesus.
Elas fazem parte dos doadores que integram a Associação Gloriense de Doadores de Sangue do município. A cada bimestre a associação solicita o transporte ao Hemose e desloca grupos de doadores fidelizados ao serviço e novatos até a unidade, localizada em Aracaju.
Doadora, Fabiana Correia da Silva retornou ao serviço neste feriado. Ela explicou que devido a uma cirurgia ficou sem poder doar sangue durante um ano. ”Sei da importância desse serviço para quem está doente. Como tenho sangue O negativo, entendo que a minha doação tem um valor especial, posso ajudar qualquer pessoa”, afirmou ela.
Nesta edição, a campanha de Gloria, também estimulou a participação de André Lucas dos Santos, 19 anos, Alan Sérgio Vicente dos Santos, 17 anos, Ricardo Farias Santos Lima, 18 anos e Luiz Eduardo da Costa, 16 anos. Os quatro jovens doaram sangue pela primeira vez.
”Não tinha vindo antes porque não sabia que era tão simples e rápido. Também não sabia que a doação pode salvar vidas. O pessoal da associação explicou tudo isso, por isso a gente decidiu vim”, explicou André Lucas ao lado do irmão Alan Sérgio.
Grupos
Para facilitar o acesso dos cidadãos ao serviço de doação de sangue, o Hemocentro de Sergipe, disponibiliza o transporte de grupos de no mínimo 20 pessoas que queiram colaborar com o serviço. As solicitações podem ser realizadas junto ao serviço de Captação de Doadores, através dos telefones (79)3225-8000 e 3259-3174, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e nos sábados e feriados das 8h às 12h.