Hemose reforça importância da reposição do estoque de sangue durante os feriados
Ascom/Hemose
07/07/2014 -

Para assegurar o atendimento aos cidadãos e a manutenção do estoque de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que durante os feriados a unidade funciona no horário das 8h às 12h. “Por conta dos últimos feriados e os jogos do Brasil na Copa do Mundo o serviço teve o aumento na demanda de sangue e uma redução nas doações”, informa a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino.

 

Ela relata ainda que, por conta da realização de cirurgias eletivas marcadas para o mês de junho, o sangue coletado na unidade foi utilizado no atendimento desses pacientes em tratamentos de saúde. “São cirurgias cardíacas, ginecológicas, além dos pacientes renais e oncológicos, que precisam de concentrado de plaquetas ou hemácias para seus tratamentos”, pontua a gerente da Coleta do Hemose.

 

De acordo com dados do serviço, as doações estão na faixa de 70 a 90 por dia, quando o ideal seria no mínimo 120 coletas diárias para atender à demanda dos hospitais. “É necessário que a população esteja atenta para a importância da doação espontânea de sangue, principalmente nesses períodos de feriados e eventos comemorativos em que os hospitais precisam ainda mais de sangue”, ressalta a Florita.

 

A responsável pelo serviço de Captação de Doadores do Hemose, a assistente social Rozeli Dantas afirma que está mobilizando a comunidade, doadores fidelizados, assim como as instituições parceiras. “Estamos buscando o apoio de toda a sociedade para formar estoque de sangue e dessa forma, atender as solicitações transfusionais de pacientes internados na rede hospitalar no Estado”, confirma.

 

Serviço

 

As doações se sangue podem ser feitas na sede do Hemocentro de Sergipe, na Avenida Tancredo Neves, s/n, Bairro Capucho, de segunda a sesta-feira, das 7h30 às 17h, e nos sábados e feriados das 8h às 12h. Mais informações sobre o funcionamento do serviço e agendamento de campanhas, através dos telefones: (79) 3225-8000 e 3259-3174 e pelo email: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.