Hospital de Lagarto realizou mais de 2 mil cirurgias
Foto Portal Infonet
Foto Portal Infonet
Ascom
04/07/2014 -
O Hospital Regional de Lagarto já realizou quase 2.300 cirurgias desde que ativou o Centro Cirúrgico, em abril de 2012. Somente em ortopedia, foram realizadas 1.609 desde agosto do mesmo ano, quando o serviço começou a ser disponibilizado aos usuários do SUS.
 
Gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a unidade, que representou um investimento em obras, equipamentos e mobiliário técnico de pouco mais de R$ 22 milhões - dos quais em torno de 86% com recursos próprios do Fundo Estadual de Saúde -, neste mês de julho está completando quatro anos em funcionamento, com números que por si só dão a dimensão da unidade para a nova rede estadual de urgência e emergência forjada a partir de 2007.
 
“Se pensarmos em saúde pública no Estado antes e depois do advento da Reforma Sanitária do SUS, chegaremos à conclusão que o setor deu um salto quantitativo nos últimos oito anos. E em Lagarto e região, inevitavelmente perceberemos que esse avanço foi significativo com a implantação deste hospital”, resume Oldegar Alves Júnior, superintendente do HRL.
 
A unidade vem registrando bons níveis de resolutividade desde que começou a funcionar, como apontam alguns indicadores hospitalares mensais. Um dos principais é a taxa de transferência externa, que abril deste ano foi de apenas 0,4%, a menor desde que a unidade foi inaugurada.
 
“Fechamos o primeiro semestre com uma taxa média mensal de 0,7%, o que para nós da gestão é motivo de muita satisfação, diante do fato de que temos conseguido dar solução, aqui mesmo, à maioria absoluta dos casos de urgência e emergência que chegam ao hospital”, acrescenta.
 
Essa resolutividade se traduz também num maior nível de tranquilidade e segurança por parte da população que busca atendimento na unidade, vinda dos seis municípios que integram a área de cobertura assistencial do HRL (Lagarto, Salgado, Simão Dias, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto), além de cidades do Sul e do Agreste do Estado.
 
“Ela estava assim há cinco dias. Havia levado ao posto de saúde, mas não melhorava, estava com a mão muito inchada, com febre e aí resolvi trazê-la ao hospital. Não tenho do que reclamar, o atendimento aqui está sendo ótimo”, afirmava nesta quinta-feira, 3, a dona de casa Valdenilza Maria dos Santos, de 30 anos, enquanto acompanhava sua filha de seis anos, internada com quadro de impetigo bolhoso desde a noite do dia anterior (2) numa das enfermarias da Pediatria do HRL.
 
Profissionais de saúde também reconhecem a importância da implantação do HRL para assegurar não apenas assistência imediata aos usuários, mas para garantir-lhes uma melhor conduta terapêutica. Natural de Penedo (AL), o ortopedista Ulisses Melo, que na sua rotina nos plantões inclui o atendimento há inúmeros casos de traumas e lesões provocados por acidentes de trânsito e domésticos, ressalta o significado do HRL e do serviço de Ortopedia para a população. “A existência de um hospital como este evita que o paciente tenha um maior deslocamento para Aracaju, em particular para o Huse [Hospital de Urgência de Sergipe], reduzindo assim a possibilidade de complicação em relação à lesão ou ao trauma”, diz.
 
Números
 
Somente primeiro semestre de 2014, a unidade já atendeu mais de 30 mil pacientes e realizou quase 53 mil procedimentos, entre procedimentos médicos, de enfermagem e administração de medicamentos.. Contando com um Laboratório de Análises 24h, o HRL também já disponibilizou, no mesmo período, quase 86 mil exames complementares, dos quais aproximadamente 72 mil laboratoriais clínicos. O hospital ainda ofertou, nos seis primeiros meses do ano, quase 12 mil exames radiológicos. Apenas este ano, já realizou 655 cirurgias – 451 ortopédicas e 204 gerais.
 
Unidade da rede estadual de urgência e emergência a implantar os dez primeiros leitos de terapia intensiva do interior de Sergipe, o Hospital Regional de Lagarto já atendeu 489 pacientes somente na UTI.