Hospital e maternidade Santa Isabel receberá o selo Hospital Amigo da Criança
16/06/2014 -
O selo Hospital Amigo da Criança ao Hospital e Maternidade Santa Isabel será entregue pelo Ministério da Saúde, em nome da Organização Mundial de Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no dia 16 de junho, às 15 horas.
O evento terá a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Governo do Estado, da Secretária de Saúde do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde, além de diretores, gerentes e colaboradores do Hospital e Maternidade Santa Isabel.
A conquista do selo exigiu do Hospital e Maternidade Santa Isabel diversas mudanças em procedimentos, cursos de capacitação para todos os seus funcionários, envolvimento de profissionais e investimentos na estrutura física. Uma criteriosa auditoria na unidade, realizada por técnicos de Brasília, analisou e aprovou “in loco” que o Hospital e Maternidade Santa Isabel atendia aos dez passos da amamentação definidos pela OMS e pelo Unicef.
1– Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
2– Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
3– Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4– Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5– Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6– Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
7– Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8– Encorajar a amamentação sob livre demanda.
9– Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10– Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.
O título de Hospital Amigo da Criança é concedido pela OMS e Unicef às maternidades de todo o mundo que conseguem cumprir os dez passos do aleitamento materno.
Outras Notícias