Na manhã desta quarta-feira (24), o deputado estadual Ibrain de Valmir (PV), fez o uso da palavra durante o grande expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), onde falou sobre uma visita técnica realizada para conhecer uma tecnologia que capta, armazena e reaproveita a água da chuva, no estado de Alagoas.
Esta tecnologia é conhecida como barragem subterrânea, onde irá beneficiar os produtores da agricultura familiar. Algumas regiões sergipanas ainda sofrem com a falta de abastecimento de água. A chegada dessa barragem pode ser uma solução simples, muito barata e trará o sorriso para os rostos, especialmente, dos sertanejos.
O deputado Ibrain de Valmir comentou que, na semana passada esteve no estado de Alagoas, onde foi ver de perto uma tecnologia interessante. “Conheci Seu Dedé e dona Maria Da Paz, que são pioneiros no sistema de barragem subterrânea. Uma tecnologia incrível que beneficia agricultores em regiões semi-áridas e até seca. No sítio bananeiras do Seu Dedé pudemos acompanhar a primeira barragem subterrânea feita no estado em 2008, que até hoje abastece as hortas com irrigação diária de mais de 50 mil litros de água. Eles também possuem um reservatório que acumula até 100 milhões de litros de água. Só na região, conhecemos dezenas de barragens em funcionamento e em fase de preparação”, pontua.
A instalação dessa tecnologia em Sergipe vai trazer benefícios para os produtores que fazem parte da agricultura familiar, que na verdade é quem movimenta o comércio dentro do Brasil. Estou falando de água para o povo, tecnologia conhecida como barragem subterrânea, que se trata de captação, armazenamento e reaproveitamento da água da chuva. A nossa pretensão é de levarmos esse projeto ao Governo do Estado, por meio da secretaria de agricultura, para beneficiar comunidades, através do abastecimento e principalmente da agricultura familiar.
Fonte: ASCOM Parlamentar