A Operação Casa Segura do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), fiscalizou produtos domésticos no comércio varejista de Aracaju, na manhã desta quarta-feira, 5. O objetivo é garantir que os produtos domésticos estejam nos padrões de segurança e que não ofereçam riscos ao cidadão.
Entre os produtos que mais representam riscos à segurança do consumidor está a panela de pressão. Por isso, o ITPS alerta para a compra e o uso adequado da panela, com a finalidade de evitar acidentes. A panela, que é um item comum nas residências, restaurantes, lanchonetes, entre outros, tem a função de acelerar o preparo de alimentos, por meio de elevada pressão interna.
Por isso, o produto deve estar acompanhado de um manual com instruções de uso, incluindo detalhes de como abrir e fechar, cuidados no uso, manutenção e capacidade máxima para cozimento. A panela sendo de pressão, ainda deve conter um aviso na alça, tampa ou cabo com o seguinte alerta: “ATENÇÃO! LEIA AS INSTRUÇÕES ANTES DE COLOCAR A PANELA EM USO.”.
O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que é importante que o consumidor esteja atento e adquira somente produtos que possuam o selo do Inmetro. “A presença do selo do Inmetro no produto significa que ele passou por ensaios laboratoriais, e que não oferece riscos durante o uso, pois ele atende aos requisitos mínimos de segurança, reduzindo, assim, a probabilidade de acidentes domésticos”, alerta.
Outros itens
A operação fiscaliza produtos de uso doméstico, utilizados em residências. Os fiscais do ITPS verificam se itens como: panela de pressão, cadeira plástica, escadas metálicas domésticas, panelas metálicas, coifa/exaustor elétrico e liquidificador possuem o selo do Inmetro. Além do selo, nos produtos devem constar instruções de uso em língua portuguesa e informações sobre o manuseio. O selo garante que os produtos foram testados e atendem aos requisitos de segurança.
O alerta vai também para os cuidados no uso dos eletrodomésticos, como liquidificador e aspirador de pó, por exemplo. Nestes equipamentos devem constar o Selo Ruído. A agente fiscal, Rose Carla Ferreira, explica que o selo orienta os consumidores sobre a intensidade do barulho dos eletrodomésticos e estimula os fabricantes a produzirem produtos com níveis de ruídos menores, visando a saúde do cidadão.
“O selo deve estar visível ao consumidor e fixado no produto, sendo importante que compare os modelos ao decidir pela compra. A etiqueta traz cinco níveis, no qual o nível 1 é mais silencioso e o nível 5 é o menos silencioso”, orienta a agente fiscal.
Já o gerente comercial e de vendas de uma das lojas fiscalizadas pelo ITPS, Maurício Bispo, reconhece que a Operação Casa Segura é benéfica para o estabelecimento e consumidores. “Nós somos uma empresa que prezamos muito pela segurança do cliente e pela qualidade dos produtos. A fiscalização formaliza a qualidade dos produtos, pois sabemos que o selo do INMETRO garante segurança para os clientes”, reconhece.
Denúncias
Em caso de dúvidas ou para fazer denúncias, o cidadão pode entrar em contato com o ITPS por meio da Ouvidoria, que está disponível por meio do telefone 79 3179-8055 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h) e do e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br. Também é possível fazer o registro da denúncia no site do ITPS, no campo Ouvidoria/SE-Ouv.
Fonte: ITPS