Japaratuba sedia reunião para debate da gestão de Resíduos Sólidos
10/07/2014 -
Com o objetivo de alinhar informações acerca da gestão dos Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Japaratuba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, organizou uma reunião juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Com a participação de representantes dos municípios de Pirambu, Capela e Muribeca, o encontro foi conduzido por técnicos da Semarh, e voltou-se para assuntos importantes, como a coleta seletiva e aterro sanitário de pequeno porte.
Além dos secretários municipais e assessores das cidades participantes, esteve presente à reunião o superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos do Baixo São Francisco, Marcos Oliveira. “As informações foram alinhadas no âmbito do consórcio. E um dos pontos discutidos foi a organização de uma agenda para a composição de uma cooperativa de resíduos, a fim de garantir renda para pessoas que trabalham atualmente nos lixões”, explicou Maria Luiza Omena, secretária de Meio Ambiente de Japaratuba.
Segundo a secretária, a ideia é formar uma única cooperativa para os quatro municípios da região. “Um único lugar que auxilie Japaratuba, Capela, Pirambu e Muribeca. Mas para que a medida seja efetivada, nos reuniremos em outras oportunidades com a finalidade de debater as diversas formas para a criação de uma cooperativa que beneficie as quatro cidades, igualmente”, destacou Maria Luiza Omena, destacando que o próximo encontro ocorre nesta quinta-feira (10), às 9h.
“O encontro acontecerá mais uma vez em nosso município para darmos continuidade aos trabalhos. É importante frisar que a nossa campanha da coleta seletiva, pioneira no Estado, foi selecionada para ser apresentada em todos os municípios que compõem o consórcio, com o intuito de mobilizá-los e incentivá-los a fazerem o mesmo. A primeira apresentação acontece em Propriá, no próximo dia 15 de julho”, salientou.
Outras Notícias