Jeferson Andrade recebe projetos da Secretaria de Assistência Social
Fotos: Joel Luiz/Alese
Fotos: Joel Luiz/Alese
11/07/2023 - 16:05:20

Na manhã desta terça-feira (11), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSC), acompanhado do subsecretário da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, recebeu a visita da secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri. A gestora fez a entrega oficial de dois projetos que estão previstos para entrar na pauta de votação da próxima quinta-feira (13). O primeiro texto trata do Cartão CMais Fenil (no valor de 200 reais mensais); já o segundo se refere à ampliação do Cartão CMais Permanente, o qual passará a ser chamado de CMais Cidadania, cujo valor é de 130 reais por mês para cada beneficiário.

O Cartão CMais Fenil visa garantir uma segurança alimentar para as pessoas acometidas por doença resultante do acúmulo da substância fenilalanina, que provoca retardo mental grave, convulsões e hiperatividade, alterando, assim, a  fabricação de melanina (principal pigmento da pele), levando pessoas com fenilcetonúria a terem pele e cabelos pouco pigmentados. A segunda propositura se refere à ampliação do Cartão Mais Cidadania, ampliando o número de pessoas beneficiadas, de 6 mil para 7.500, podendo contemplar até 10 mil pessoas.

Na avaliação do presidente Jeferson Andrade, os projetos apresentados pela secretária da Assistência Social e Cidadania são de extrema importância para dar uma melhor condição de vida à população mais carente.

“Após lidos no expediente desta terça-feira (11), serão votados na próxima quinta-feira, antes do recesso parlamentar (que inicia na segunda-feira, 17); são projetos que eu acredito que possam ser aprovados por unanimidade, em virtude da questão social. Em seis meses de gestão a secretária Érica vem cumprindo de forma brilhante a missão confiada pelo governador Fábio Mitidieri, e nós ficamos muito felizes com a vinda dela mais uma vez ao gabinete da Presidência para entregar projetos estruturantes para a nossa população”, enfatizou o presidente. 

Durante a entrega das proposituras, a secretária explicou que o Cartão CMais Fenil é muito importante para as pessoas que têm a doença do fenil; gerando mais tranquilidade e dignidade. 

“Com fé me Deus, se puder ser votado na próxima quinta-feira, a gente vai ficar muito feliz por se tratar de um benefício de uma forma mais imediata e essa é uma busca constante que a gente vem trazendo para a população”, observou acrescentando que atualmente cerca de 40 beneficiários recebem uma cesta básica, e, com aprovação deste projeto, todos passarão a receber benefício no valor de 200 reais por mês; o texto prevê ainda o aumento para até 80 pessoas beneficiadas, as quais estão acometidas pela doença, dando uma margem para contemplar possíveis futuros pacientes.

Sobre o projeto que dispõe sobre o Cartão Mais Cidadania, a secretária disse que tem por finalidade ampliar os benefícios para a população que enfrenta extrema vulnerabilidade. “Estamos visando atender em torno de 7 mil e 500 beneficiários, podendo chegar até 10 mil pessoas, pois entendemos que melhora a vida dos beneficiários. A gente conta com todos que fazem a Alese para poder estarmos juntos pelo propósito do melhor para o povo de Sergipe”, destaca. 

A secretária Érica Mitidieri  esteve no gabinete da Presidência Legislativa, acompanhada do consultor técnico legislativo da Secretaria de Governo, Roberto Nogueira, e do superintendente especial de Articulação Política e Relações Institucionais, Venâncio Fonseca.



Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias de Sergipe