João Alves empossa contador como 4º secretário da Saúde em 19 meses
07/08/2014 -
O atual secretário Municipal da Fazenda, contador Luciano Paz Xavier, assumiu ontem o cargo de secretário Municipal da Saúde por conta do pedido de afastamento do então secretário Alvimar Rodrigues. Luciano Paz tomou posse em cerimônia realizada na sede da Prefeitura Municipal de Aracaju, com a presença do prefeito João Alves.
Paz é o quarto secretário na gestão do prefeito João Alves Filho. Além de Avilmar, já passaram pelo cargo a deputada estadual Goreti Reis (DEM) e a enfermeira Leane de Carvalho Machado.
Segundo nota da PMA, Alvimar Rodrigues precisou pedir o afastamento do cargo de secretário por conta de problemas de saúde. "Não somos nós que estamos afastando. Ele nos informou que estava com problemas de saúde e que as funções do cargo, diante do estado dele, contribuiriam negativamente para a sua recuperação. Não há mágoa, não há nenhum mal estar. Eu lamento pela saúde dele, lamento que estamos perdendo uma pessoa que fez um trabalho muito sério e merece nosso respeito, mas isso pode acontecer com qualquer um de nós", afirmou o prefeito João Alves Filho.
No dia anterior, em discurso, o vereador Agamenon Sobral (PP), que integra a bancada do prefeito, disse que "enquanto não tiver coragem para administrar a Saúde, o povo vai continuar sofrendo", ressaltou.
Um dos assuntos abordados pelo parlamentar foi o fato do secretário municipal da Saúde, Alvimar Rodrigues Moura, ainda não ter respondido um ofício de sua autoria solicitando explicações sobre alguns profissionais da saúde que não estão indo trabalhar. "Se não veio com vontade de trabalhar caia fora", afirmou.
De acordo com Agamenon, o ofício foi encaminhado em 25 de junho e até agora não obteve resposta. "Quero que a resposta seja enviada aqui para a Câmara", disse. Sobre o assunto, Agamenon citou o exemplo de uma médica, que segundo o vereador, não trabalhou um dia em 2014, alternando em atestado médico, licença e férias.
Reestruturação - O desafio proposto para Luciano Paz é grande, mas tanto o prefeito, quanto o atual secretário da Saúde e da Fazenda acreditam que ele esteja preparado para dar conta. "Estamos dando posse agora a um secretário que tem feito um trabalho magistral na Secretaria da Fazenda. Diante da crise que há, ele se propôs a assumir também essa atribuição pesada e difícil e sabe que vai precisar da colaboração de todos. Ele diz que adora desafios e gosta de trabalhar, eu não posso criticar isso, sou grato pelo gesto dele e eu tenho certeza que ele vai dar conta porque eu pedi para ele pensar bem", garantiu o prefeito.
Para o secretário, o necessário é que se tenha um bom corpo de funcionários para garantir o funcionamento eficiente da Secretaria. "Grandes empresários têm dez, trinta empresas, a presidente Dilma tem 40 ministérios. Cuidar de duas secretarias não é nenhum bicho de sete cabeças desde que você tenha uma boa equipe", garantiu Luciano.
Em um primeiro momento, Luciano Paz afirma que a prioridade é reestruturar a Secretaria da Saúde, dando um choque de gestão, mudando os procedimentos e os processos. "Nós temos que começar pensando no básico. Para funcionar precisa ter pessoal e precisa ter medicamento, material médico e condição de trabalho. Então o foco nesse primeiro momento é isso e olhando também a questão de revisão de contratos, parcerias, tudo que está acontecendo e que afete a saúde para que possamos realmente melhorar a qualidade do serviço que é prestado", disse Luciano.
O secretário explica que vai inovar na forma de gerenciamento das unidades, acompanhando de perto o funcionamento de todas elas. "Eu vou estar pessoalmente despachando dentro dos postos de saúde e das UPAs e vai ter equipe para fiscalizar o que está faltando, o que está precisando, quantidade de atendimento, vamos verificar toda a produtividade de todas as unidades todo mês", finalizou.
Outras Notícias