Jovens japaratubenses são cadastrados em sistema estadual de emprego
Secom/Prefeitura de Japaratuba
15/07/2014 -

Buscando inserir a população jovem de Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano, no mercado de trabalho, a Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), realizou na última terça-feira (15) o cadastramento de jovens no banco de dados do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT).

 

A ação ocorreu na sede da própria cidade, no prédio da Secretaria de Juventude, durante todo o dia. Logo nas primeiras horas de atendimento, cerca de 70 jovens, com idade entre 16 a 29 anos, já haviam passado pelo local, para garantir a inscrição no sistema estadual de emprego, de acordo com o secretário de Juventude, Tiago Nascimento.

 

“Iniciamos os trabalhos 8h, e 9h já tínhamos um bom número de inscrições. Ao final do dia esse número havia se multiplicado. Temos a grande preocupação de ajudar os jovens de Japaratuba a conquistarem um espaço no mercado de trabalho, principalmente aqueles que nunca tiveram uma atividade ocupacional com carteira assinada”, declarou Tiago.

 

De acordo com a secretária Adjunta de Juventude, Joseane dos Santos, a medida foi idealizada para intermediar, junto com o NAT, as relações entre o trabalhador e o mercado, encaminhando pessoas desempregadas para vagas disponíveis. “Trouxemos o núcleo à cidade com o objetivo de criar um elo entre o setor e a juventude, principalmente aqueles que não podem se locomover à capital, ou não sabem onde fica o NAT. A partir desse primeiro passo, as portas se abrem com maior facilidade”, explicou.

 

Cadastro – Apesar do Núcleo de Apoio ao Trabalho atender pessoas de todas as idades, em Japaratuba, apenas os moradores que se enquadravam na faixa etária estabelecida puderam se cadastrar no sistema. Todos os interessados precisaram apresentar no ato da inscrição, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e reservista, no caso dos homens, além de currículo.

 

Quem não possui todos os documentos necessários, foi encaminhado à Junta Militar do município para emitir o documento. “Fizemos o possível para atender o máximo de pessoas por entender que muitos jovens estão ociosos, esperando uma porta se abrir para conseguir um emprego. A perspectiva é que um número expressivo desses jovens consiga uma oportunidade, independente de já ter trabalhado ou não”, salientou Joseane.

 

Expectativa – E se a Secretaria de Juventude possui grandes expectativas quanto à ação, os jovens que se cadastraram no NAT também depositaram suas esperanças no projeto. É o caso da japaratubense Bruna Rodrigues Souza, 19 anos. “Já tive uma oportunidade de emprego através do Jovem Aprendiz, mas quero, de fato, me inserir no mercado de trabalho. Soube do cadastro por meio da minha mãe e de imediato procurei. É uma excelente oportunidade para todos aqueles que buscam sucesso profissional”, destacou.

 

O prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, também falou das suas expectativas sobre a parceria. “Encontrar meios para a inserção da juventude no mercado de trabalho tem sido um grande desafio para a nossa administração. Iniciamos com o projeto do primeiro estágio e agora buscamos essa parceria com o Estado para intermediar a relação entre as empresas e o jovem trabalhador. Esperamos resultados satisfatórios nesta ação também”, frisou o gestor.