Justiça determina que o Estado providencie cirurgia renal em pescador
JornaldaCidade.Net
27/06/2014 -

Uma espera de aproximadamente três anos pode está chegando ao fim para o pescador Carlos Alberto Santos, 59 anos, que sofre de problemas renais. O juiz José Adailton S. Alves, da 1ª Vara Privativa de Assistência Judiciária de Nossa Senhora do Socorro, determinou que o Estado de Sergipe, no prazo de dez dias, providencie o internamento e o procedimento cirúrgico de nefrectomia total direta em ambiente hospitalar com suporte para hemodiálise.

 

Carlos Alberto é portador de insuficiência renal crônica e necessita, em caráter de urgência. Segundo ele, ao fazer exames a pedido do médico que o acompanha, ficou constatado que já está com um rim completamente comprometido, e por isso, precisa ser retirado com urgência, o outro está funcionando com 15% de sua capacidade. “Me disseram que se chegar a 10% ele vai parar”, lamentou. A família de Carlos Alberto informou que a cirurgia está orçada em, aproximadamente, R$ 30 mil. 

 

“Defiro a liminar pleiteada, com base no artigo 273 do CPC, e, por conseguinte, determino que o Estado de Sergipe, por intermédio de estabelecimento hospitalar próprio ou particular, independentemente dos procedimentos burocráticos, providencie, no prazo de dez dias, o internamento e o procedimento cirúrgico de nefrectomia total direta em ambiente hospitalar com suporte para hemodiálise pós-operatória do paciente Carlos Alberto dos Santos, sob pena de multa diária arbitrada no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), a ser revertida em favor de uma das instituições filantrópicas sediadas nesta municipalidade, sem prejuízo da possibilidade do bloqueio do valor necessário ao custeio da referida intervenção cirúrgica”, diz a decisão. 

 

A família informou que agora buscará à Secretaria de Estado da Saúde para realizar o procedimento cirúrgico.