Preocupado com os casos de violência no ambiente escolar registrados em diversos estados do país, o deputado estadual Kaká Santos (União) protocolou nessa segunda-feira, 10, o Projeto de Lei nº 132/2023 que torna obrigatória a implantação de dispositivos de segurança, como botão do pânico e câmeras de monitoramento, nas escolas públicas e privadas de Sergipe.
"O Brasil tem visto um aumento significativo na violência dentro das escolas e creches, o que tem gerado preocupação e medo em pais, alunos e educadores. Em Sergipe, não é diferente, e é cada vez mais urgente a adoção de medidas para garantir a segurança dentro das instituições de ensino", considera Kaká Santos na justificativa do PL.
De acordo com o deputado, os botões do pânico, acionam um alarme silencioso em caso de emergência, e câmeras de monitoramento podem ajudar a prevenir e combater a violência, além de proporcionar maior sensação de segurança para alunos e educadores.
"A implementação desses dispositivos nas escolas públicas e privadas de Sergipe deve ser encarada como uma medida preventiva e de proteção à vida. É preciso garantir que os estudantes tenham um ambiente escolar seguro e livre de violência, para que possam se concentrar em seus estudos e desenvolver todo o seu potencial", salienta Kaká Santos no texto do projeto.
O PL ainda será apreciado pelos parlamentares sergipanos na Assembleia Legislativa.
Da Ascom