Representantes da prefeitura de Laranjeiras e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) se reuniram na manhã de hoje, (09), para debater o Termo de Cooperação Técnica, que consiste na elaboração de estudos de projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos com o envolvimento de alunos, professores e técnicos da gestão municipal. O objetivo é buscar mais desenvolvimento para a cidade histórica e qualidade de vida para a população.
De acordo com o coordenador de projetos do escritório-modelo de Arquitetura da UFS, Márcio da Costa Pereira, essa parceria vai permitir a troca de experiências e a prática profissional dos estudantes. "Com esta parceria, vamos desenvolver projetos para a expansão do campus Laranjeiras e outros projetos propostos pela prefeitura. Isso permite aos nossos alunos adquirir experiência na área de arquitetura e a prática profissional, além de uma integração da universidade com a gestão municipal, a aproximação com a realidade socioeconômica e a promoção da qualidade de vida da população", disse.
O representante da secretaria de Planejamento do município, Red Marques também destacou os benefícios desta parceria. "Os trabalhos serão coordenados pela secretaria municipal de Planejamento, que tem à frente o secretário Paulo Leite. Vamos, a partir de agora, executar as atividades com os alunos e professores da UFS, através dessa integração. É sempre bom que o poder público tenha o apoio de estudantes e profissionais da UFS", ressaltou.
O reitor da UFS, Angelo Antoniolli, destacou que a UFS e a prefeitura estão buscando o desenvolvimento da cidade de Laranjeiras. "A UFS e a prefeitura estão buscando o desenvolvimento de Laranjeiras e quem ganha com isso é a população. O ambiente da universidade traz sempre benefícios para as cidades aonde a instituição está instalada. Por isso, a nossa pretensão é também ampliar, num futuro próximo, os serviços de extensão, com a oferta de consultas médicas, odontológicas, entre outros, como já fazemos em alguns municípios", frisou o reitor.
O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala) reafirmou a parceria e disse que a prefeitura está de portas abertas. A nossa intenção é sempre levar benefícios aos laranjeirenses. Através da parceria com a UFS, não estamos medindo esforços para ampliar o campus em Laranjeiras, como também, estamos de portas abertas para a ampliação da extensão dos serviços que estudantes e profissionais venham a oferecer ao nosso povo, como foi colocado nesta reunião de hoje. Acredito que ambos só tenham a ganhar com o termo de cooperação técnica", completou Juca de Bala.