Todos os anos o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) faz uma avaliação ao término do segundo semestre sobre a conduta das gestões municipais e também das câmaras de vereadores espalhadas pelo Estado sobre a divulgação dos tramites e contas públicas no Portal da Transparência, ferramenta esta criada pela Controladoria-Geral da União (CGU), no ano de 2004, para deixar mais evidente os gastos feitos pelos entes públicos em todo o País. E neste ano, a Câmara Municipal de Boquim conseguiu o índice máximo na pontuação, tirando nota 10 no resultado final e deixando evidente a boa conduta que a Casa vem tendo com suas obrigações administrativas perante a sociedade boquinense.
À frente da Casa, está Fernando Vitório dos Santos (PP), que está no seu segundo mandato como vereador e primeiro como presidente da Câmara pelo segundo biênio (2021/2022) da atual legislatura. “Os resultados das apurações do índice de transparência não são feitos apenas nas prefeituras e câmaras municipais, mas também engloba os órgãos da administração direta e indireta estaduais, dos órgãos da administração indireta da Prefeitura de Aracaju e dos órgãos previdenciários que compõe o ciclo de cada ano. Em 2022, conseguimos a pontuação máxima, resultado este conquistado não apenas por mim, mas por toda minha equipe e demais membros da Mesa Diretora, que se dedicaram ao trabalho feito no Legislativo”, entende o parlamentar.
Mais conhecido como “Fernando de Beca”, o vereador aponta que o resultado se deu graças ao compromisso que vem tendo com a ética e a vontade de querer fazer mais pela Câmara Municipal. Recentemente, o Casa ganhou investimentos, como um novo telhado e um novo plenário, que foi totalmente reestruturado e modernizado para acolher não somente os membros e funcionários da Câmara, mas também o público visitante, que vem acompanhar as sessões plenárias. O espaço hoje conta com monitoramento de câmeras, nova ambientação, novo sistema de som e painel eletrônico.
O presidente também conseguiu instituir, depois de muito esforço, conversa e dedicação condutas junto à Mesa Diretora e aos demais parlamentares que eram necessários para o desenvolvimento do Município, como a Atualização da Lei Orgânica (após 31 anos); Estrutura Organizacional da Câmara e Lei de Estrutura de Cargos Efetivos e Comissionados; Projeto para elaboração de Concurso Público; e Proposta para a criação da Escola do Legislativo.
“Estamos trabalhando para fazer Boquim crescer. O Legislativo tem um papel fundamental na sociedade e é preciso trabalhar ao lado do Executivo para que os benefícios cheguem à população. Agradeço a todos pelo empenho e vamos fazer mais não somente para a Câmara de Boquim ser referência em gestão para o Estado, mas para que todo o nosso Município seja”, espera Fernando de Beca.
Fonte: Ascom/ CM Boquim