Motoristas de aplicativo de diversas cidades do Brasil, incluindo Aracaju, devem realizar uma paralisação na próxima segunda-feira, 15.
O objetivo da mobilização é reivindicar melhores condições de trabalho, a exemplo do aumento nos repasses ganhos pelas corridas e também garantias de seguro de vida e saúde.
As principais demandas incluem o aumento da tarifa mínima, a diminuição da comissão cobrada pelas plataformas, a disponibilização de seguro de vida e saúde, e a melhoria da proteção contra assaltos e violência nas áreas urbanas.
Segundo o representante da Associação Sergipana dos Motoristas Autônomos por Aplicativo (Asmaa), Josean dos Santos, o movimento será pacífico e ordeiro. “A orientação é para que os motoristas desliguem os aplicativos. É uma forma de chamar a atenção das empresas, reivindicando o pagamento de taxas e melhores valores das corridas, que estão baixos”, explica.
De acordo com a Asmaa, a orientação é que os motoristas não utilizem esses aplicativos durante a paralisação, o que deve prejudicar o funcionamento das plataformas durante todo o dia. Em todo o estado, pelo 12 mil motoristas participarão da mobilização.
Por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos - Portal Infonet