Pátio do Detran continua superlotado
CONDIÇÕES DO PÁTIO DO DETRAN NO SANTA MARIA: SEM ESPAÇO PARA NOVAS APREENSÕES/ Foto: Jornal do Dia
CONDIÇÕES DO PÁTIO DO DETRAN NO SANTA MARIA: SEM ESPAÇO PARA NOVAS APREENSÕES/ Foto: Jornal do Dia
Kátia Azevedo
07/08/2014 -
Desde a última segunda-feira, 04, a remoção dos veículos com licenciamento vencido para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) está suspensa. A decisão foi tomada pela Companhia de Policiamento de Trânsito  (CPTran) da Polícia Militar, alegando que o pátio do Detran que fica no bairro Santa Maria está superlotado.
 
Em comunicado assinado pelo comandante do CPTran, capitão Fábio Machado, foi informado que os veículos com restrição do pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) serão autuados e liberados com as notificações cabíveis constando a observação dos autos o motivo "Veículo Liberado Por Falta de Meios - Pátio do Detran Cheio".
 
"A fiscalização continua e durante este período os condutores sofrerão todas as sanções cabíveis como a aplicação das multas, apreensão de documento e proibição de circulação, mas os veículos não serão apreendidos. Os condutores serão orientados a deixarem o veículo em casa. A medida será cumprida até que a situação seja regularizada", explica o capitão Fábio Machado.
 
Conforme o comandante da CPTran, a medida foi adotada diante de um fato inusitado ocorrido no último final de semana, quando houve a apreensão de cerca de 90 veículos. "Entretanto grande parte dos veículos foi mantida ao longo desta semana", esclarece.
 
O oficial disse ainda que os pagamentos de dívidas, multas e taxas são constantemente realizados pelos responsáveis pelos veículos todas as semanas, fato que não geraria a superlotação. Ainda segundo explicações do capitão Fábio Machado, o prazo para retirada dos veículos é de até três meses. Depois deste período, os mesmos serão levados a leilão. 
 
Detran - Conforme a assessoria de comunicação do Detran/SE, a decisão relacionada à liberação dos veículos foi tomada como surpresa pela direção do órgão , que alega que não foi comunicado pelo CPtran. Ainda segundo a assessoria do Detran, o assunto será tema de reunião realizada pela diretoria do órgão na manhã da próxima segunda-feira, dia 11, quando o diretor-presidente, José Humberto Costa, tiver retornando de um evento realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes do Detran. 
 
"A direção do órgão vai tomar a medida administrativa cabível e em favor da população, ao entender que a liberação de veículos irregulares tem consequências legais. Seria mais adequado liberar as taxas do que permitir o tráfego de 100 veículos que descumpriram a lei", declarou Acival Gomes, assessor de comunicação do Detran.
 
Sobre a grande quantidade de veículos apreendidos, o assessor de comunicação informa que a alternativa para desafogar o pátio seria a aquisição de novos espaços, mas este tipo de medida ainda é inviável para o órgão. Ele também chama a atenção para as altas taxas cobradas aos condutores que chegam a pagar uma quantia significativa de R$ 3 mil, o que contribui para que muitas pessoas tenham dificuldades em retirar os veículos do espaço e regularizar a situação. Segundo informações do órgão, o espaço do Detran possui 2,5 mil veículos apreendidos, 90% deles por falta de pagamento do licenciamento.