Piso salarial dos agentes da Saúde é aprovado pela Câmara Municipal de Umbaúba
19/07/2022 - 14:38:35

Os vereadores umbaubenses deram uma pausa no recesso parlamentar e participaram na manhã desta terça-feira, 19, de uma Sessão Extraordinária. A reunião convocada pelo presidente da Câmara Municipal de Umbaúba (CMU), Gutto Prado (MDB), abordou o Projeto de Lei nº 42/22, que dispõe sobre o piso salarial nacional para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), conforme determina a Emenda Constitucional nº 120/2022.

Com a presença da classe no plenário, o presidente destacou que de imediato, assim que ofício chegou na Casa, convocou a reunião para que de forma célere o PL fosse aprovado. “O papel de nós, quanto vereadores deste Município, é lutar pelos direitos do nosso povo. Esta Casa sempre está de mãos dadas ao povo umbaubense. Nós sabemos da importância desse trabalho na comunidade e sabemos, também, da contribuição na qualidade de vida dos munícipes”, enfatizou.

Na tribuna, o vereador Moisés Augustinho (Cidadania) ressaltou a importância de ambas as classes para a área da Saúde do Município e como é fundamental o apoio dos poderes. “Tratar o servidor com paridade é muito importante, porque dentro da categoria não vai existir nem ciúme, nem divisões e o trabalho vai ser executado ainda mais com garra e com vontade. Espero que vocês acompanhem ainda mais os trabalhos desta Casa, estamos aqui com 100% de presença dos parlamentares para aprovar esta importante conquista da categoria”, explicou.

De acordo com o vereador Silveira da Matinha (MDB) a sessão desta terça teve o propósito de dar uma parcela da contribuição à categoria pelo trabalho que vem sendo feito nas comunidades do Município. Silveira aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito, Humberto Santos Costa, e a secretária de Saúde, Dayse Santana, por não colocar nenhum empecilho nas reivindicações dos agentes.

O PL que fixa o pagamento de R$ 2.424,00 (dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais) será pago retroativamente a partir do dia 5 de maio de 2022. Desta forma, agora aprovado, o texto segue para a sanção do chefe do Executivo.

 

 

Fonte: Ascom CMU