PMA intensifica ações de combate a alagamentos
Entulho obstrui galerias pluviais
Entulho obstrui galerias pluviais
Agência Aracaju de Notícias
07/08/2014 -

Aracaju amanheceu sob chuvas intensas, conforme previu os institutos de previsão do tempo. Mantendo a vigilância e planejando ações emergenciais nas áreas mais suscetíveis, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 7, equipes técnicas da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) têm vistoriado várias pontos da capital  para evitar pontos de alagamentos. Com o volume de chuvas que caíram na capital nas últimas horas, a administração municipal está em alerta para continuar trabalhando e evitar transtornos aos aracajuanos.

As áreas de atuação foram definidas, priorizando as vias com maior tráfego de veículos e com maior lâmina d'água acumulada. Alguns locais em que estão sendo executada a manutenção da rede de drenagem são bairros 13 de Julho, 17 de Março, 18 do Forte, Centro, Farolândia, Ponto Novo, Santo Antonio, Siqueira Campos e Suíssa. Todos estes esforços vêm garantindo resultados eficientes no escoamento das águas pluviais.

De acordo a presidente da Emurb, Socorro Cacho, todas as medidas executadas diariamente tem reforçado a capacidade de absorção das águas das chuvas, sejam na micro e macro-drenagem. "O trabalho preventivo tem efeito positivo, mas ainda pretendemos ampliá-lo. Por enquanto, estas ações provisórias e diminuem a incidência de alagamentos e a médio prazo novos investimentos serão feitos para equacionar de vez estes contratempos", explica a engenheira.

Previsão

Segundo o meteorologista Overland Amaral, está previsto para as próximas 24 horas mais chuvas para a capital. De acordo com o meteorologista, já caíram entre 60 e 70 mililitros, o que representa o volume esperado de chuvas. Overland reconhece que, até o momento, a rede de drenagem pluvial tem absorvido com normalidade as aguais pluviais.

Fatores que contribuem para alagamentos

Com o crescimento e expansão urbana de Aracaju, caracterizados nos últimos anos por um ritmo particularmente acelerado de urbanização, tem sido criadas alterações no ciclo hidrológico natural e motivado a ocorrência de situações atípicas no sistema de drenagem da capital. Além disso, o tipo de solo predominante em grande parte de Aracaju e a dispersão de lixos, entulhos e dejetos em vias públicas tem causado o entupimento e a obstrução da rede. Em todos os casos, a atual gestão tem buscado trabalhar de forma adequada e responsável para equacionar os problemas.  

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da Emurb no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).