Polícia Militar de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou uma extração de minério de areia, no município de Nossa Senhora do Socorro. A ocorrência foi atendida pela guarnição composta pelo sargento Cristo, soldados Glaucus e Ribeiro, após denúncia de moradores do Conjunto Albano Franco sobre a presença de uma retroescavadeira e de um caminhão tipo caçamba retirando areia de uma área desocupada pertencente ao poder público.
Chegando ao local, os policiais constataram que havia pessoas retirando areia com o apoio de uma retroescavadeira e de uma caçamba. Indagados sobre a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a licença da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) para extrair o material, os condutores dos dois veículos disseram que desconheciam a necessidade de autorização ambiental para fazer a retirada e que a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional autorizara o ato como uma forma de limpar a área, sem, no entanto, esclarecer qual seria o destino final do material.
Diante da ausência das licenças, a guarnição explicou aos envolvidos que a situação encontrada se constituía em crime ambiental. Os homens, de 40 e 49 anos, foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal, já que a apuração de crimes de usurpação de recursos minerais é de competência da PF, onde assinaram um termo circunstanciado e vão responder por crime ambienta.