O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, realizou na última segunda-feira, 3, uma reunião com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio- SE) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Durante o encontro foi apresentado um diagnóstico colaborativo elaborado pela Setur sobre os pontos fortes e fracos do turismo no município. A partir do levantamento, uma série de ações serão realizadas no âmbito do projeto Vai Turismo- Rumo ao Futuro, com o objetivo de qualificar equipamentos e pessoas para atrair ainda mais turistas para a Cidade Mãe, como explica o prefeito:
“Nossa expectativa é que, a partir desse projeto, possamos melhorar todo o sistema de turismo do município e aumentar esse fluxo. A partir dessa melhora de oferta e de qualificação do turismo, esperamos trazer pessoas para conhecer o município e que possam investir nele, gerar renda e prestar um melhor serviço para quem vem visitar o município de São Cristóvão”, pontuou Marcos Santana .
O projeto vai turismo é uma iniciativa da Fecomércio e um projeto piloto da Confederação Nacional do Comércio do Brasil (CNC) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo. A iniciativa vai contemplar quatro municípios em Sergipe: São Cristóvão, Laranjeiras, Tobias Barreto e Itabaianinha, escolhidos de acordo com a vocação para turismo de negócios ou turismo religioso, como é o caso da Cidade Mãe.
Segundo a turismóloga da Setur, Raquel Melo, algumas etapas do projeto já foram cumpridas: “O projeto já iniciou desde o ano passado. Já foram realizadas visitas técnicas in loco em todos os quatro municípios, contando com a participação de todos os técnicos das cidades, onde foi elaborado um diagnóstico participativo pela Secretaria de Estado de Turismo e agora nós estamos na fase de apresentação deste produto, para que a gente possa avançar com as etapas seguintes”, destacou.
De acordo com Marcos Andrade, presidente da Fecomércio Sergipe, entre as ações conjuntas previstas está a qualificação dos profissionais relacionados ao turismo no município com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“Vamos profissionalizar as equipes técnicas do município: guia de turismo, garçom, camareira, para que possamos receber o turista bem e o turista sinta-se confortável na cidade. Os problemas que identificamos, nós podemos enfrentar juntos”, ressaltou.