A Prefeitura Municipal de Estância através da Secretaria de Saúde e a Fundação Estadual de Saúde, realizará o Curso de Atualização para Agentes de Combate às Endemias - profissionais que atuam no combate as Endemias no Município de Estância e Boquim. O curso livre está sendo executado pela Escola Técnica em Saúde do SUS (ETSUS/SE), da Saúde (Funesa). O objetivo é qualificar os trabalhadores que desempenham ações de vigilância em saúde nos serviços da rede primária à saúde do SUS. Serão participantes dessa capacitação os agentes de Combate as endemias de toda rede de saúde atuantes no campo de prática (contratados ou efetivos).
Esta atualização terá uma carga horária total de 40 horas, sendo que as aulas serão ministradas uma vez por semana, na UNIT (Universidade Tiradentes) Estância, nos dias 12, 19, 26, de agosto e 02, e 09 de setembro, turnos da manhã (08hs) e tarde (13 hs).
A capacitação prevê a discussão sobre a estrutura e a organização do setor de Vigilância em Saúde nos municípios como forma de debater e contextualizar a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão abordados os conceitos básicos para ação no território, o referenciamento geográfico, os sistemas de informações em saúde, ética profissional; processos de trabalho; e as especificidades da atuação na área de Vigilância em Saúde.
"Participar desses cursos permite que os agentes melhore o desempenho junto à comunidade". Disse o coordenador de endemias do município de Estância Clayton Vasconcelos.
O papel do agente
O profissional que atua como Agente de Combate às Endemias desenvolve ações de vigilância, prevenção e promoção à saúde da população de acordo com as diretrizes do SUS. Em Sergipe, as principais doenças endêmicas transmitidas por vetores são: Esquistossomose, Leishmaniose e a Dengue.