PREFEITURA DE ESTÂNCIA REALIZOU MUTIRÃO DE MAMOGRAFIA
ASCOM-Saúde/Prefeitura de Estância
23/06/2014 -

A Prefeitura Municipal de Estância, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o primeiro "Mutirão de Mamografia", um fato novo no município. A ação aconteceu nos dias 16, 17, 18 e 20 de junho. O prefeito Carlos Magno, médico experiente a mais de 30 anos e a Dra. Marta Angélica, também médica, sentiram a necessidade de oferecer esse serviço para as mulheres estancianas.

Duas unidades móveis equipadas, com os mais modernos aparelhos de mamografia digital, percorreram os principais pontos da cidade.

A iniciativa do mutirão deu-se através da necessidade de atender as mulheres do município, motivando mais as mulheres na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama. Agravo este, que gera grandes transtornos físicos, emocionais, social e financeiro para a paciente e seus familiares e também, um grande problema de Saúde Pública.

Nos quatro dias da ação, 700 mulheres do município de Estância foram beneficiadas com o exame de mamografia.

As mulheres que foram atendidas classificaram o momento de muita importância, pois segundo elas, nunca na história de Estância algo parecido foi realizado.

A secretária de saúde do município, Dra. Marta Angélica, afirmou que esse é um compromisso do prefeito Carlos Magno, sempre buscar o melhor para a população, principalmente em áreas essenciais, como a saúde pública.  

De acordo com a coordenadora da atenção básica do município de Estância, Isis Lessa, vai ser realizado mais um mutirão, programado de 7 a 11 de julho.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Assim, recomenda-se que todas as mulheres, a partir de 40 anos, realizem a mamografia anual, juntamente com o exame preventivo, acima desta faixa etária sua incidência cresce rapidamente e progressivamente.

Todas as mulheres interessadas devem procurar a unidade de saúde mais próxima, através das equipes de saúde da família, para solicitar a requisição do exame. Pois, a prevenção é o melhor remédio, cuide-se.