O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, reuniu-se na manhã da última quarta-feira, 5, no gabinete do município com o magnífico reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Prof. Dr. Valter Joviniano para assinatura de mais um convênio.
O novo convênio estabelece a execução do projeto de Avaliação Preliminar do estudo intitulado “Plano de recuperação de área degradada (PRAD)”. A área a ser recuperada é o terreno onde existia o lixão no povoado Terra Dura.
Para o prefeito Adailton Sousa, a parceria garantirá um futuro mais sustentável para o município. “Estou imensamente feliz com essa parceria e o compromisso da UFS em nos auxiliar nesta importante missão. O plano será essencial para reverter os danos causados pela existência do lixão e garantir um futuro mais sustentável para a nossa cidade”, destacou Adailton.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Aline Lima, o projeto buscará recuperar a área. “Há dois modelos de recuperação em áreas degradadas. A primeira é restauração que recupera a área mas não há possibilidade de produção naquela área. Nesta situação, faremos a recuperação de restabelecimento, ou seja, a área poderá ser reaproveitada”, informou.
O lixão da Terra Dura foi finalizado em 2018 em cumprimento à lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Também estiveram presentes: o diretor do Campus Prof. Alberto Carvalho, Prof. Dr. Victor Hugo Vitorino Sarmento; o pró-reitor Prof. Dr. Marcelo Mendes; a secretária municipal de Meio Ambiente, Aline Lima e a procuradora do município, Márdilla Queiroz.
Fonte: Ascom Itabaiana