Prefeitura já vacinou mais de 15 mil pessoas na comunidade escolar de Aracaju este ano
Foto: SMS
Foto: SMS
02/10/2023 - 17:45:00

Uma das estratégias da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para ampliar a cobertura vacinal e incentivar a atualização dos cartões de vacina, é o serviço de vacinação nas escolas, que já contemplou, somente este ano, 15.057 pessoas da comunidade escolar nas redes municipal, estadual e particular.

Nesta segunda-feira, 2, a equipe da SMS, que coordena o serviço, realizou a ação na Escola Estadual Professor Valmir Chagas e no Colégio Estadual Jackson Figueiredo, ambos no bairro Centro. De acordo com a referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Guimarães, as vacinas ofertadas são as de rotina, a exemplo de HPV, antitetânica e meningite, mas também as de campanhas, como covid-19 e influenza. 

“Nossa equipe de saúde consulta no sistema quais vacinas estão pendentes em relação aos alunos que estão com cartão de vacina, documento e termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, a fim de atualizar a imunização daquela criança ou adolescente, e também dos profissionais da comunidade escolar”, explica Aline. 

Comunidade escolar

Segundo a diretora da Escola Estadual Professor Valmir Chagas, Andréia Abreu, receber a equipe de imunização na escola é um momento de alegria, realização e uma parceria de efetividade em prol dos alunos.

“Esta ação facilita a atualização da caderneta para os nossos alunos e funcionários, melhorando a qualidade de vida da nossa comunidade”, enfatiza Andréia. 

Evelyn Ferreira, de 12 anos, considerou muito importante a vacinação. “Muito bom atualizar meu cartão de vacina dentro da escola”, comenta. 

Já para a aluna Maria Clara da Silva, mesmo com um pouco de medo, segundo ela, decidiu se vacinar. “Fiz minha parte para crescer saudável, pois com esta imunização evito ter algum problema ao longo da vida”, afirma.

Confira a continuidade da programação: 

Dia 3/10 – Escola Estadual Professor Benedito Oliveira e Escola Estadual Judite Oliveira, ambos no bairro São Conrado;

Dia 4/10 – Colégio Estadual Tobias Barreto e Colégio Estadual São José, ambos no bairro Centro;

Dia 5/10 – Colégio Estadual Barão de Mauá no bairro São Conrado e Colégio Estadual Professora Ofenísia Freire, no bairro Farolândia 

Dia 6/10 – Escola Estadual Jacintho Figueiredo Martins e Escola Estadual Francisco Portugal, ambos no bairro Farolândia.

 

 

Fonte: SMS