Com o objetivo de agregar estudantes e a comunidade à tradicional Marcação do Mastro, a Prefeitura de Capela realiza, nesta quinta, 19, a Segunda Caminhada Ecológica. A concentração acontece às 7:30, em frente à Prefeitura.
Ano passado, a Caminhada reuniu uma multidão que, acompanhada de pífanos e bacamarteiros, seguiu até a Mata do Junco para marcar a árvore que servirá como Mastro no dia 29 de junho.
Após a marcação, outro evento promete reunir a população numa festa tradicional: a escolha da Rainha do São Pedro. O concurso acontece no sábado, às 20h, no Ginásio de Esportes. Os ingressos já estão à venda ao preço de R$ 5,00 a individual e R$ 50,00 a mesa.
Tradição
Este ano, a Festa do Mastro completa 75 anos de tradição, ano também do centenário de um de seus fundadores, Anderson de Melo, Seu Derson como era conhecido.
A celebração começa às 7h30 de 29 de junho, quando uma multidão sai da Prefeitura Municipal rumo à Mata do Junco para ali cortar a árvore; durante o trajeto, os foliões dançam ao ritmo do carro de som. Ao chegar à mata, é feita uma saudação pelos bacamarteiros ao redor da árvore escolhida.
A árvore do mastro é derrubada a machadadas e novas mudas são plantadas no local. Os participantes rumam em cortejo em direção a praça de São Pedro (Praça Anderson de Melo) onde serão amarrados nos galhos do mastro os brindes recolhidos durante a "Sarandaia" e a "Baiana". O cortejo vem sob o ritmo dos zabumbeiros, dançando e bebendo, como vêm completamente molhados e sujos, atiram lama uns nos outros.
Na praça, o Mastro recebe nova saudação do batalhão de bacamarteiros, e é fincado num buraco e erguido por cordas pelos participantes. À noite fazem uma fogueira ao redor do mastro, quando o mesmo tomba são jogados buscapés nos que se arriscam a apanhar os prêmios, e mesmo assim nada sobra. Dança e música continuam até o amanhecer do dia.
Prefeitura realiza Caminhada Ecológica para marcação do Mastro
18/06/2014 -
Outras Notícias