Presidente da Câmara Portuguesa em Sergipe visita Sebrae e Fecomércio visando aproximar as instituições
21/01/2023 - 09:33:07

Os presidentes das Câmaras de Comércio Brasil-Portugal (CCBP) de Sergipe, José Gabriel Beltrão, e de Santa Catarina, Jatyr Ranzolin Junior, visitaram, nesta sexta-feira, 20, a superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Priscila Feitoza, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), Marcos Andrade, dando início às atividades de aproximação e estreitamento de laços entre as instituições. A fim de mostrar possibilidades e criar as ferramentas necessárias para ajudar os pequenos, médios e grandes negócios, a Câmara Portuguesa no Brasil pretende tornar o mercado sergipano mais competitivo para investidores internacionais, sobretudo os pertencentes à comunidade dos países de língua portuguesa.

No Sebrae, a visita foi acompanhada pela diretora Jurídica da CCBP, Ana Lúcia Aguiar e pelo assessor da superintendência, Marcos Barreto. Já na Fecomércio, estiveram presentes o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Alex Garcez; o superintendente da Fecomercio, Maurício Gonçalves; o diretor Administrativo Financeiro do Senac, André Gusmão, que também representou o Programa de Internacionalização de Negócios da Federação; e o coordenador do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel. 

A presidente do Sebrae, Priscila Feitoza destacou a necessidade de aumentar a visibilidade dos trabalhos em Sergipe. “Essa parceria entre o Sebrae e a Câmara Portuguesa só vai abrir as portas para que os trabalhos e serviços em nosso estado possam ter um maior alcance. O mercado está ficando muito competitivo e a gente precisa ampliar e avançar nas importações e exportações. Temos potencial e precisamos que os empresários sejam nossos parceiros”, completou.

Marcos Andrade, presidente da Fecomércio, acredita que o tamanho territorial de Sergipe seja uma vantagem para a concretização de diversos negócios. “Principalmente porque conseguimos unir, com mais facilidade, os empresários e parceiros para discutir oportunidades de investimentos. Certamente se abrirão novas oportunidades de negócios, ampliando as relações internacionais da entidade e contribuindo para o desenvolvimento de todo o Sistema Fecomércio em Sergipe.”

Para José Gabriel, o estado sergipano tem grande potencial de comércio em diversos setores. “A câmara portuguesa deve funcionar como uma espécie de HUB regional, fomentando estes negócios e dando suporte ao empresariado local, com troca de experiências. Estamos abertos às relações internacionais e estas visitas ao Sebrae e a Fecomércio aconteceram justamente para desenvolver novas ideias juntos”, explicou.

FINBrasil

Durante os encontros, Jatyr Ranzolin aproveitou a para fazer aos representantes das instituições sergipanas um convite para a 2ª Feira Internacional de Negócios do Brasil (FINBrasil 2023) m, que ocorre nos dias 28 e 29 de março em Florianópolis, com o objetivo de estabelecer uma rede de cooperação entre empresas de quatro continentes: Europa, Ásia, América Latina e África, estimulando o crescimento econômico, como uma verdadeira imersão no mundo dos negócios internacionais.

“Essa é a maior feira multissetorial da América Latina, com 60 países e mais de 300 expositores confirmados este ano. Será inteiramente voltada para o networking, mentorias, workshops, palestras e oportunidades de negócios. Sergipe chega para engrandecer ainda mais nossa força tarefa.”

 

Fonte: Politics Agência